Filmes que tiveram cenas gravadas no Brasil

A informação foi divulgada na semana passada pelo jornal Folha de SP. Ainda segundo a notícia, as gravações ocorreram em setembro deste ano (2022), nas praias de Copacabana e Arpoador, no Rio de Janeiro.

Wikimedia Commons Donatas Dabravolskas

Essa será a segunda vez que um filme da franquia terá cenas no Brasil, a primeira foi em “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio”, um dos mais aclamados da saga.

Reprodução / YouTube

Assim como no popular blockbuster estrelado por Vin Diesel e sua turma, muitos outros longas famosos também tiveram cenas gravadas por aqui. Confira alguns!

Marcello Sokal por Pexels

Anaconda (1997) - Na trama, um grupo de documentaristas vem ao Brasil para uma nova produção. Mas eles acabam sendo caçados por uma cobra gigante.

Reprodução / YouTube

"007: Contra o Foguete da Morte" (1979) - Após uma nave espacial ser misteriosamente sequestrada no espaço, James Bond precisa descobrir quem está por trás disso.

Reprodução / YouTube

É nesse filme que tem a famosa cena do vilão “Jaws” (Richard Kiel) mordendo os cabos do bondinho do Pão de Açúcar, que fica no Rio de Janeiro.

Reprodução / YouTube

Além da Cidade Maravilhosa, "007: Contra o Foguete da Morte" também passou pelo Rio Paraná (foto), em Mariana, cidade de Minas Gerais, e pela Floresta Amazônica.

Wikimedia Commons Felomena Sandri

A Saga "Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1" (2011) - Na primeira metade do fim da saga, os protagonistas Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) vão para o Rio de Janeiro passar a lua de mel.

Reprodução / YouTube

O longa teve cenas gravadas em Paraty, região litorânea do estado do Rio de Janeiro famosa por belas praias e grande biodiversidade.

Wikipedia Commons Danilomhadek

Uma curiosidade é que, em 2017, a Justiça Federal do Estado do Rio de Janeiro mandou demolir a casa que tinha sido usada para gravar as cenas do filme.

Wikimedia Commons Thiago Melo

Isso porque, de acordo com a ação, a construção estava em área de preservação ambiental.

Wikimedia Commons Deni Williams

"Vingadores: Guerra Infinita" (2018) - Poucos sabem, mas até mesmo o aclamado Universo Marvel já passou pelo território nacional.

Reprodução / YouTube

O curto trecho no qual o Thanos (Josh Brolin) obtém a joia da alma, no planeta Vormir, utilizou a bela paisagem dos Lençóis Maranhenses para a cena.

Wikimedia Commons Thalyta Sousa Costa

"O Incrível Hulk" (2008) - Dez anos antes outra história de super-herói da Marvel já havia mostrado cenas do Brasil.

Reprodução / YouTube

Na trama, Bruce Banner – na época ainda interpretado por Edward Norton –, precisa vir ao Brasil procurar uma cura para sua transformação.

Reprodução / YouTube

A produção gravou cenas aéreas na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, além de Lapa, Santa Teresa (foto) e Floresta da Tijuca.

Reprodução / YouTube

"Os Mercenários" (2010) - O longa que ficou marcado por reunir diversos astros de ação dos anos 80 e conta a história de mercenários que são contratados para matar o ditador de uma ilha da América Latina.

Wikimedia Commons rwoan

As gravações passaram pelo município de Mangaratiba (RJ), além de duas locações na cidade do Rio de Janeiro: o Parque Lage (foto) e a Baía de Guanabara.

Wikimedia Commons Pedro Botton

Um fato curioso aconteceu com o filme “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, terceiro filme da franquia que estreou em 2022.

Reprodução / YouTube

A produção tinha a intenção de gravar cenas no Rio de Janeiro para introduzir a personagem Vicência Santos (Maria Fernanda Cândido), mas por conta da pandemia de Covid-19 acabou cancelando as filmagens.

Reprodução / YouTube

Em entrevista, o ator Eddie Redmayne explicou que as cenas no Brasil foram substituídas por trechos rodados no Butão.

Wikimedia Commons Dick Thomas Johnson

Além de locações no Brasil, há filmes que fazem referência a pontos turísticos do país. Um dos casos é "Geostorm" ("Planeta em Fúria"), de 2017, que mostra uma cena de catástrofe no Rio de Janeiro (assim como em várias cidades do mundo). O nome da cidade aparece num painel das emergências.

reprodução de cena

E uma onda de gelo invade a cidade, chegando pelo mar e invadindo a areia da praia, causando correria e pânico.

reprodução de cena

Outra cena impactante que mostra o Rio de Janeiro é a destruição do Cristo Redentor durante uma catástrofe de dimensão mundial. Foi no filme "2012", lançado em 2009.

divulgação