Nikolas Ferreira se casa em meio à polêmica: Justiça manda indenizar trans

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estava em Ribeirão Preto para a Agrishow, enviou uma mensagem de vídeo ao casal durante a festa. Disse que Nikolas é "exemplo para todos".

Reprodução redes sociais

Ele terá que pagar R$ 80 mil de indenização à deputada federal Duda Salabert (PDT-MG).

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados -

O Ministério Público apontou um precedente do Supremo Tribunal Federal em ação de 2019, quando o STF decidiu que condutas homofóbicas e transfóbicas se enquadram como de cunho racial.

Leandro Ciuffo wikimedia commons

Numa entrevista em 2020, Nikolas se referiu a Duda usando pronomes masculinos.

Pablo Gomes Almeida wikimedia commons

Na época, Duda era vereadora de Belo Horizonte. E Nikolas também era parlamentar na Câmara Municipal da capital mineira.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados | Reprodução/Facebook)

Nikolas disse ao jornal Estado de Minas, na ocasião: "Eu ainda irei chamá-la de 'ele'. Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é".

www.instagram.com/nikolasferreiradm

Após a declaração, Duda entrou com uma ação por injúria racial e indenização por danos morais.

Cobertura Colaborativa Ella - wikimedia commons-

Em 20/4/2023, saiu a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, estabelecendo que Nikolas pagasse R$ 80 mil a Duda Salabert.

GOOGLE MAPS

Mas o deputado recorreu da decisão de primeira instância do TJ de Minas Gerais.

Imagem de succo por Pixabay

Nascido em 30/5/1996 em Belo Horizonte, Nikolas Ferreira recebeu 1.492.047 de votos para deputado federal, um recorde na história de Minas Gerais.

www.instagram.com/nikolasferreiradm

Nikolas ingressou na política em 2020, quando foi eleito vereador de Belo Horizonte. Na ocasião, ele ganhou 29.388 votos, pelo PRTB, e foi o segundo mais votado, atrás justamente de Duda Salabert.

Instagram

Criado em um bairro pobre da capital mineira, Nikolas se formou em Direito pela PUC. Ele se popularizou pelos discursos inflamados contra a esquerda, a ideologia de gênero e a suposta doutrinação ideológica em universidades públicas.

www.instagram.com/nikolasferreiradm

Nas eleições de 2022, Nikolas Ferreira foi eleito deputado federal aos 26 anos, com o maior número de votos para este cargo no Brasil.

www.instagram.com/nikolasferreiradm

Nikolas foi seguido de longe por André Janones (Avante) e Duda Salabert (PDT), que tiveram 238.967 e 208.332 votos, respectivamente.

Instagram

O deputado está ameaçado de perda de mandato por crime de transfobia, pois colocou uma peruca amarela para debochar das trans, em plenário, no Dia Internacional da Mulher.

Reprodução de vídeo Câmara

Na ocasião, ele discursou: "Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nikole", afirmou. "As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres", completou.

Reprodução de vídeo

Logo após o discurso no dia 8/3, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP - foto) e outros deputados enviaram ao Conselho de Ética uma representação e também acionaram o Supremo Tribunal Federal contra Nikolas por crime de transfobia, pedindo a cassação do seu mandato.

Alexandre Amarante - wikimedia commons

Recentemente, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania emitiu nota técnica atestando que o discurso de Nikolas com a peruca configurou um crime.

Reprodução de vídeo Câmara

Nascida em 2/5/1981, Duda Salabert Rosa é professora e ativista, que ocupa cargos eletivos desde 2021.

www.instagram.com/duda_salabert

Duda viveu como homem até 2014, quando passou a se assumir como mulher. Ela é casada com Raíssa Novaes, educadora, desde 2006.

Reprodução Facebook

O nome da filha, Sol, foi escolhido para evitar questão de gênero. A criança foi registrada tendo duas mães.

Reprodução redes sociais