Só com bala na agulha: Caríssima, Camboriú é Dubai brasileira

Em doze meses, o aumento de preço dos terrenos em Camboriú foi de 17,68% - a segunda maior valorização do Brasil, só atrás de Vila Velha (ES), que aumentou 19,77% em um ano.

Imagem de Andrea de Lima Dea por Pixabay

Por isso, a cidade catarinense já é chamada de "Dubai brasileira". Conheça esse lugar incrível.

Imagem de Carlos Alves Carlos por Pixabay

Dubai (foto) é a cidade mais badalada e mais populosa dos Emirados Árabes Unidos. Lá, tem muitos prédios gigantes, além de muito dinheiro, muita vida noturna, arquitetura moderna e praias. Tudo isso também existe no Balneário Camboriú, o que reforça o apelido.

Faruque dynamic - wikimedia commons

Balneário Camboriú está numa área "estratégica" de Santa Catarina. A cidade fica no litoral norte do estado, a 80 km da capital Florianópolis e a cerca de 85 km de Joinville, o município mais populoso do estado.

Divulgação

Além disso, fica a cerca de 200 km de Curitiba, o que atrai também turistas paranaenses. Já para capitais como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, as distâncias são significativas, mas de avião não passa de duas horas de voo.

Divulgação

Balneário Camboriú não tem aeroporto, cabe lembrar. A cidade é servida pelo aeroporto de Navegantes, cidade que fica a cerca de 30 km. Balneário também fica perto do parque de diversões Beto Carrero, o maior do Brasil. Dá aproximadamente meia hora de carro.

Popinga Aviation - Flickr

Balneário fica a aproximadamente 40 km de Blumenau, cidade que tem a tradicional Oktoberfest, festival de cerveja, cultura e alimentação alemã, em outubro. São milhares de turistas anualmente na região no período.

Reprodução do site qualviagem.com.br/oktoberfest-blumenau

A principal praia de Balneário Camboriú é a Praia Central, talvez o grande cartão-postal da cidade, que tem ainda Laranjeiras, Estaleirinho, Amores, Taquaras, Taquarinhas, Buraco, entre outros.

HVL - Wikimédia Commons

Balneário Camboriú tem ainda um teleférico e uma roda gigante que atraem pessoas de todas as idades.

zelivskeho - Flickr

Camboriú também tem um Cristo Redentor, bem diferente da estátua do Rio de Janeiro. É chamado de Cristo Luz.

Instagram @cristoluzbc

A cidade tem ainda a Ilha das Cabras (foto), o Morro do Careca, diversas opções de turismo, lojas de souvenir e até um bondinho para turistas. O Boulevard de San Miguel é muito lindo também.

W Feistler - Wikimédia Commons

No momento, a cidade vê ser construída o Triumph Tower. O empreendimento promete ser o nono mais alto do mundo, além do maior residencial. Ele terá 509 metros de altura e 140 andares, sendo 130 habitáveis.

HVL wikimedia commons

O Triumph Tower tem a previsão de obras para começar em 2023. Ele deverá ser ainda o 2º maior prédio das Américas, atrás apenas do One Trade Center (foto), em Nova York, que tem 541 metros.

Youtube/ EarthCam

No momento, o maior prédio da cidade e também do Brasil é o One Tower, que foi inaugurado em dezembro de 2022. Ele tem 290 metros de altura, com 84 andares, sendo 4 destinados ao lazer.

FG Empreendimentos wikimedia commons

Balneário tem também o Yachthouse by Pininfarina. O condomínio foi inaugurado em 2020 e tem dois prédios, sendo chamado de "Torres Gêmeas Brasileiras". O empreendimento tem 281 metros.

- Divulgação Pasqualotto&GT

O Yachthouse by Pininfarina tornou-se local de pelo menos dois esportes radicais: base jumping e wingsuit. De acordo com a imprensa catarinense, nomes como Neymar, além dos cantores Luan Santana, Hugo Pena e Sorocaba curtem o lugar.

- Divulgação Pasqualotto&GT

Balneário Camboriú tem ainda o Infinity Coast, que tem 240 metros. Ele começou a ser construído em 2013 e inaugurado em 2019. São 66 andares, com vista para a Praia Central.

- Divulgação Liebert Corretores de Imóveis

A cidade tem ainda o Epic Tower (190 metros), o Millenium Palace (177, foto), o Splendia Tower (175) e o Villa Serena (164). No conceito atual, um arranha-céu é qualquer prédio que tenha pelo menos 150 metros. O Brasil tem 30 arranha-céus.

Jair Prandi - Wikimédia Commons

Ainda de acordo com os jornais locais, o atacante Cristiano Ronaldo estava a fim de comprar um apartamento na cidade, estimado em R$ 50 milhões. A cidade tem ainda helipontos e atrai famosos em outros países.

Divulgação FPF

Especialistas acreditam que o local começou a se popularizar na década de 1960, quando Balneário Camboriú se desmembrou de Camboriú, hoje focada na agricultura. Ainda naquela década, Balneário teve o acesso facilitado, com a chegada da estrada BR-101.

Jackson Vieira Matos - Wikimédia Commons