Delegado é morto a tiro nas Cataratas do Iguaçu

O delegado, que tinha ido ao parque com a família, foi encontrado baleado dentro do banheiro. A polícia investiga o caso.

Reprodução de TV

O movimento no parque é grande. Recentemente , inclusive, uma passarela que tinha sido destruída pela força da água foi reaberta. O FLIPAR mostrou o problema na ocasião.

Reprodução TV RPC - Divulgação Cataratas

Turistas tinham ficado impossibilitados de conhecer o circuito Garganta do Diabo, no lado argentino.

Reprodução TV Globo

O local foi parcialmente arrasado em outubro de 2022 pela alta vazão do Rio Iguaçu. O recorde de 16,5 milhões de litros por segundo foi danoso para o monumento. A vazão considerada normal é de 1,5 milhão. A passarela entrou em reforma e agor0, finalmente, a está liberada.

Reprodução TV Globo

A passarela foi arrancada e ficaram apenas os pilares de sustentação como pontos espalhados pela água.

Reprodução TV Globo

Agora, com a reinauguração do trecho, turistas puderam voltar a passar por uma das áreas mais procuradas do parque.

Reprodução TV Globo

A Garganta do Diabo é um dos pontos altos do passeio.

Reprodução TV Globo

A força da queda d'água e o volume impressionante impressionam e todos fazem fotos e vídeos para a posteridade.

Reprodução TV Globo

Há 481 anos, em 31/1/1542, as Cataratas do Iguaçu foram descobertas pelo conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca. Imagine o seu assombro ao perceber as gigantescas quedas d'água que viriam a se tornar um marco da natureza no planeta!

Enaldo Valadares wikimedia commons

Hoje, esse monumento natural, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é o segundo local mais visitado por turistas no Brasil.

Nanosmile wikimedia commons

O complexo tem 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu. A maioria das quedas fica na faixa de 64 metros de altura. Elas despejam 1,3 milhão de litros por segundo! A incidência da luz solar na água em forte impacto cria arco-íris que embelezam ainda mais a paisagem.

Werni pixabay

A Garganta do Diabo, que agora voltou a ser visitada, é uma queda em forma de U, com 82 metros de altura. É a catarata mais impressionante. Ela marca a fronteira entre Brasil e Argentina.

Mario Roberto Duran Ortiz wikimedia commons

Cachoeiras são um espetáculo natural que enchem os olhos dos visitantes por todo o planeta. Veja outras cachoeiras que entram em quaquer lista das mais espetaculares do mundo.

willian hludke pixabay

Cataratas do Niágara - Ficam entre os lagos Erie e Ontário, entre a província de Ontário (Canadá) e o estado de York (Estados Unidos).

IDuke wikimedia commons

As Cataratas do Niágara são compostas por três grupos: as Cataratas Canadenses, as Cataratas Americanas e as Cataratas Bridal Veil ("Véu da Noiva"). O nome "Niágara" vem de uma palavra iroquesa que significa "trovoada de águas".

Saffron Blaze wikimedia commons

Cataratas Victoria - Ficam entre a Zâmbia e o Zimbábue, na África.

Hans Hillewaert wikimedia commons

As Cataratas Victoria - A maior queda d'água africana: 1,7 km de largura e altura de 61 a 128m. No idioma local, é Mosi-ao-Tunya (fumaça que troveja). O nome Victoria foi dado pelo descobridor, David Livingstone, em1855, em homenagem à rainha Victoria.

NIKE159 PIXABAY

Cataratas de Dettifoss - Ficam em Mývatn, no nordeste da Islândia.

Huwu pixabay

As Cataratas de Dettifoss ficam no Parque Nacional de Jökulsárgljúfur. A vazão da água varia conforme a estação do ano e o degelo. Tem 100m de largura e uma queda vertical de 48m até o desfiladeiro do parque.

Michael Luenen pixabay

Cataratas de Gullfoss - Ficam na região de Sudurland, no sul da Islândia, a 100 km da capital do país, Reiquiavique.

sophie maus pixabay

As Cataratas de Gullfoss, cujo nome em islandês significa Catarata Dourada, despejam a água do rio Hvitá, proveniente do glaciar Langjökull. Um cenário que tem bastante gelo nas estações mais frias do ano.

Sarah1990 wikimedia commons

No verão, muitos islandeses e turistas aproveitam para visitar as cataratas de Gullfoss (foto) e Duttifoss, pois essas cachoeiras na Islândia (devido ao clima gélido) só ficam com maior volume de água durante a estação "mais quente" do ano. Os turistas percorrem trilhas num cenário deslumbrante.

Diego Celso wikimedia commons

Cataratas de Kaieteur - Ficam na região central da Guiana.

Sorenriise wikimedia commons

As Cataratas de Kaieteur ficam no Parque Nacional Kaieteur e derramam a água do rio Potaro. A cachoeira tem 226m de altura e era cultuada pelos antigos indígenas da região.

Bill Cameron wikimedia commons

Cachoeira Ángel - Fica no estado de Bolívar, na Venezuela, perto da fronteira do Brasil com a Guiana.

reprodução educarr

O que chama atenção no Salto Ángel, como é chamado em espanhol, não é o volume de água, mas a altura. É a cachoeira mais alta do mundo, com 807 metros de queda de água, proveniente do rio Churún. Fica no Parque Nacional de Canaima e é Patrimônio da Humanidade.

Paulo Capiotti wikimedia commons

Cataratas de Yosemite - Ficam na Califórnia (EUA)

pixabay

As Cataratas de Yosemite formam a queda d-água mais alta dos Estados Unidos. São 739m de altura. A atração fica no Parque Nacional de Yosemite e engloba três cachoeiras.

Brocken Inaglory wikimedia commons

Cachoeira de Sutherland - Fica na Ilha Sul, perto de Milford Track, na Nova Zelândia.

Ozhiker wikimedia commons

A Cachoeira de Sutherland tem 580m de altura, distribuídos em três quedas que se emendam: a superior, de 229m; a do meio, de 248m; e a última, de 103m. É a queda d'água mais alta do país. A região atrai aventureiros para a prática de esportes radicais.

reprodução lugaresfantasticos.blogspot

Cataratas de Yellowstone - Ficam em Wyoming, nos Estados Unidos.

kasabubu pixabay