No embalo de Ana Castela, a nova Rainha do Sertanejo
Por Flipar | 17/04/2023
Ana Flávia Castela completará 20 anos em novembro. Ela nasceu em Amambai, no Mato Grosso do Sul, mas foi criada em Sete Quedas, que fica no mesmo estado e faz fronteira com o Paraguai.
Instagram @anacastelacantora
A região Centro-Oeste, principalmente Goiás, é a que mais escuta sertanejo no Brasil. O local é rico em agricultura e pecuária, que sempre estiveram muito presentes na vida de Castela. Ana Castela começou a cantar aos 15 anos, em um coral de uma igreja gospel.
Instagram @anacastelacantora
Apesar da ligação com a região, Castela se mudou, em 2020, para o Paraná, assim como outros cantores sertanejos têm feito. Ela, porém, foi para lá estudar, com o objetivo de passar no curso de medicina.
Instagram @anacastelacantora
Inicialmente, ela escolheu a cidade de Campo Mourão. No entanto, com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, acabou se afastando dos estudos e se reaproximando da música.
Instagram @anacastelacantora
Entre o final de 2020 e o início de 2021, Castela passou um tempo em uma fazenda de seu avô, no Paraguai. Foi nesta época que ela foi convidada para gravar, com fins comerciais, a música "Boiadeira".
Instagram @anacastelacantora
A música foi lançada em 2021 e logo se tornou um sucesso. São mais de 41 milhões de visualizações só no Youtube. O termo boiadeira também virou alcunha de Ana Castela. Ainda no ano retrasado, ela resolveu morar em Londrina, também para facilitar os cerca de 30 shows por mês.
Instagram @anacastelacantora
Os números não mentem: além dos shows, Ana Castela. Há alguns meses, a jovem lidera o Spotify Brasil, com a música "Nosso Quadro". A canção tem passado das 10 milhões de reproduções por mês no Spotify.
Instagram @anacastelacantora
No início desta semana, Castela estava com cinco músicas no Top-30 e sete no Top-50. No entanto, vale lembrar, que algumas dessas são parcerias ou participações em outras canções.
Instagram @anacastelacantora
No último dia 11, por exemplo, ela ficou em sexto lugar, “Bombonzinho – Ao Vivo", uma parceria com a dupla Israel & Rodolffo. No mesmo dia, ela apareceu em 12º lugar, com “Duas Três”, uma parceria com Guilherme & Benuto.
Youtube/ Israel e Rodolffo
Outro solo dela em destaque é "Dona de Mim", que tem aparecido com frequência no top-30. A música tem competido por posição com "Palhaça", de Ana Castela com a paranaense Naiara Azevedo.
Instagram @naiaraazevedo
Já em “Covardia”, a parceria é com Wesley Safadão. A sétima música que tem aparecido no Top-50 é "Roça Em Mim", com Zé Felipe e Luan Pereira.
Instagram @anacastelacantora
Além do Spotify, como é de se imaginar, Ana Castela também tem feito muito sucesso no Youtube. Só a música "Bombonzinho" passou dos 25 milhões de visualizações. A canção foi lançada no final do ano passado. Já "Dona de Mim" está perto dos 40 milhões.
Instagram @anacastelacantora
Mas nada se compara ao clipe de "Pipoco" no Youtube, que tem mais de 200 milhões de visualizações. Partes do clipe foram gravadas em um haras próximo da casa de Castela, também em Londrina.
Instagram @anacastelacantora
Esta música é uma parceria dela com Melody, outro fenômeno da música nacional: 16 anos. A música é também uma parceria com o DJ Chris no Beat. Para muitos, esta canção, lançada no primeiro semestre de 2022, também fez a carreira de Castela explodir.
Reprodução Instagram
Foi também no ano passado que ela começou a participar de programas de televisão. Ainda em 2022, conquistou seu primeiro grande prêmio, o "Prêmio Multishow de Música Brasileira", na categoria "Revelação do Ano".
Instagram @anacastelacantora
Na vida pessoal, Castela tem sido flagrada em público com o cantor sertanejo Gustavo Mioto. Eles, porém, não assumem o relacionamento. Especula-se que isso aconteça por conta das agendas um tanto quanto conflitantes
Reprodução Instagram
Além da voz, Castela também se destaca pela beleza. Há quem também acredite que o talento se dá pelo fato de misturar gêneros à sua música, como funk e eletrônica.
Instagram @anacastelacantora
Ana Castela também não deixou de lado o gosto pela música gospel. A jovem nunca escondeu a sua admiração e inspiração por Marília Mendonça, mas outros nomes também são citados por ela: Anavitória, João Gomes e Melim são alguns.