Saiba quais são as características geográficas do Brasil

Veja como é formado o clima e a vegetação do quinto maior país do mundo

Saiba quais são as características geográficas do Brasil
Foto: Redação EdiCase
Saiba quais são as características geográficas do Brasil

Localizado na América do Sul, o Brasil é um dos maiores países do mundo, com 8.514.876 Km² de área (só perde para Rússia, Canadá, China e Estados Unidos). Ele é constituído por 26 Estados e o Distrito Federal. Possui, portanto, uma diversificada gama de relevo, clima e vegetação. Veja a seguir um pouco mais sobre as características do pais. 

Relevo brasileiro

O solo brasileiro tem formação muito antiga e está situado sobre uma grande placa tectônica (dobramentos modernos), tendo assim, fraco impacto com colisões entre placas (tectonismo). Seu desenho resulta de vários ciclos climáticos e é caracterizado por baixas altitudes.

Clima brasileiro

Devido à grande extensão do território brasileiro, temos variações entre a Linha do Equador até um pouco mais abaixo do Trópico de Capricórnio. Com isso, o Brasil possui os seguintes climas:

  • Equatorial: quente e úmido na Amazônia; 
  • Tropical: quente e semiúmido com estação chuvosa no verão e seca no inverno na maior parte do país; 
  • Semiárido: chuvas irregulares e mal distribuídas no sertão do Nordeste; 
  • Subtropical: mais quente no verão e mais frio no inverno, com chuvas o ano todo nas regiões Sul e Sudeste; 
  • Litorâneo: úmido desde o Rio Grande do Norte até São Paulo.

Mapa do clima brasileiro

Não podemos deixar de mencionar as massas de ar que influenciam o clima brasileiro , como a massa equatorial Atlântica (quente e úmida), a massa tropical atlântica (quente e úmida) e a massa polar atlântica, que incide na subdivisão do clima tropical, gerando o ‘tropical de altitude’, no qual, devido à ação destas últimas nas partes mais elevadas (entre 800 e 1000 metros de altitude), intensifica o verão e o inverno.

Vegetação brasileira

O país possui uma vegetação rica e diversificada, podendo ser dividida em:

Floresta Amazônica

É uma floresta equatorial em sua grande maioria. Em função da biodiversidade e importância, foi apelidada de “o pulmão do mundo”. O ecossistema é frágil e a floresta vive do próprio ciclo, com ambiente úmido e chuvas abundantes. É cortada pela maior bacia hidrográfica do mundo, o Rio Amazonas. 

Em contraste com tanta riqueza de fauna e flora, de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mais de 17% da área original da Floresta Amazônica já foi destruída pelo desmatamento. Problema que pode provocar, em pouco tempo, um desequilíbrio no ecossistema.

Caatinga

Com enorme biodiversidade, cobre solos relativamente férteis. Apresenta plantas espinhosas e com poucos nutrientes, mas que contrasta com o colorido das flores emergentes no período chuvoso.

Cerrado

É composto basicamente por árvores típicas relativamente baixas e com casca grossa. Também apresenta tapetes formados por gramíneas e arbustos que, originalmente, cobriam 25% do território brasileiro , mas que perderam espaço para a agricultura e pecuária.

Mata Atlântica

É uma floresta latifoliada tropical que apresenta uma rica biodiversidade. Ela foi muito devastada nos últimos anos pela extração da madeira, poluição e plantio de cana-de-açúcar. 

Pantanal

É o ecossistema com a maior área alagada do planeta. Apresenta uma rica biodiversidade, porém a interferência do homem, com implantação de pastagens artificiais e exploração da área da mata, prejudicou essa vegetação.

Pampas

Apresenta vegetação rasteira e de pequenos arbustos distantes uns dos outros. Ela se estende na região sul como um tapete verde por mais de 200.000 km², formando os Pampas Gaúchos. A erosão se dá nesta área pela má utilização do solo e pela agricultura e pecuária, muitas vezes tendo como consequência a desertificação.

Outras vegetações

Em menor dimensão com relação às outras vegetações do Brasil, ainda tem a Mata dos Cocais, que possui menos de 3% da área total do país. Essa vegetação produz babaçu (principal atividade econômica), carnaúba e buriti. Ela fica localizada nos estados do Maranhão, Piauí e norte do Tocantins.

Outra vegetação de pequeno porte que o Brasil apresenta é a Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais, que é uma floresta subtropical onde predomina a araucária (árvore totalmente aproveitável). Essa vegetação fica localizada nas regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Brasil ainda conta com a Vegetação Litorânea, que está distribuída na extensa costa brasileira – cerca de 8000 km². Ela possui uma grande diversidade de paisagens, como dunas, ilhas, recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos, falésia e mangues, sendo que no último predomina o extrativismo.

Por Tao Consult