Google Tradutor expande catálogo para 243 Idiomas

A atualização, possibilitada pela AI PaLM 2, abrange idiomas falados por 614 milhões de pessoas. O Google Tradutor, serviço de tradução da gigante tecnológica, acaba de passar pela maior expansão...The post Google Tradutor expande catálogo para 243 Idiomas appeared first on ADNEWS.

Google Tradutor expande catálogo para 243 Idiomas
Foto: Adnews
Google Tradutor expande catálogo para 243 Idiomas

A atualização, possibilitada pela AI PaLM 2, abrange idiomas falados por 614 milhões de pessoas.

O Google Tradutor, serviço de tradução da gigante tecnológica, acaba de passar pela maior expansão de sua história, adicionando 110 novos idiomas ao seu catálogo. Antes desta atualização, o serviço suportava 133 idiomas, o que significa que o número de idiomas quase dobrou, chegando agora a um total de 243.

Essa expansão significativa foi viabilizada pelo modelo de linguagem AI PaLM 2, antecessor do Gemini, que desempenhou um papel crucial na aprendizagem desses novos idiomas. O engenheiro de software do Google, Isaac Caswell, destacou que o modelo foi particularmente eficaz em aprender idiomas relacionados entre si, como os próximos ao hindi (Awadhi e Marwadi) e os crioulos franceses (crioulo seichelense e crioulo mauriciano).

Entre os novos idiomas suportados, destaca-se o Cantonês, um dos idiomas mais solicitados pelos usuários do Google Tradutor. Caswell explicou que o Cantonês apresenta desafios únicos devido à sua sobreposição com o Mandarim na escrita, dificultando a obtenção de dados e o treinamento de modelos de linguagem.

A inclusão desses 110 novos idiomas amplia significativamente o alcance do Google Tradutor, abrangendo idiomas falados por mais de 614 milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 8% da população mundial. Essa expansão inclui tanto idiomas com milhões de falantes quanto línguas de pequenas comunidades indígenas e idiomas em processo de revitalização.

Entre os novos idiomas, destaca-se o Afar, falado em Djibouti, Eritreia e Etiópia, que contou com a maior contribuição voluntária da comunidade para sua inclusão. Outro destaque é o Manx, um idioma celta da Ilha de Man, que quase foi extinto em 1974, mas está sendo revitalizado com milhares de novos falantes. O N’Ko, uma forma padronizada das línguas mandingas da África Ocidental, com um alfabeto único inventado em 1949, também foi incluído. Além desses, há o Punjabi (Shahmukhi), variação do Punjabi escrito no script Perso-Árabe, sendo o idioma mais falado no Paquistão, e o Tamazight (Amazigh), um idioma berbere falado em toda a África do Norte, escrito nos alfabetos latino e Tifinagh. O Tok Pisin, um crioulo baseado no inglês e a língua franca da Papua Nova Guiné, completa a lista dos idiomas destacados.

*Com informações do Olhar Digital

Acompanhe o ADNews no Instagram e LinkedIn .

#ADDSomethingNew #ADNewsOficial #ADGroupBR

The post Google Tradutor expande catálogo para 243 Idiomas appeared first on ADNEWS .