Entrega do Oscar 2011 se renova com casal de apresentadores

James Franco e Anne Hathaway vão comandar evento que homenageia história do cinema, a partir das 22h de domingo

| 26/02/2011 19:32

Compartilhar:

 

Franco e Hathaway ensaiam antes da cerimônia

A espera para conhecer os vencedores do Oscar 2011 chega ao fim na noite deste domingo (27). A partir das 22h (horário de Brasília), a 83ª edição da maior festa do cinema mundial tem início no Kodak Theatre, em Los Angeles, com a entrada dos apresentadores James Franco e Anne Hathaway. É a primeira vez em 24 anos que um casal se encarrega de conduzir a cerimônia e o motivo é um só: audiência.

De olho nos telespectadores de mais de 200 países, a Academia de Hollywood e o canal ABC querem repetir o sucesso do ano passado, quando a premiação foi vista por 41 milhões de norte-americanos, o maior número dos últimos cinco anos, em uma década que só viu resultados negativos – 2008, quando se deu a vitória de "Onde os Fracos Não Têm vez", registrou a pior audiência desde que o evento passou a ser televisionado e foi vista por 36 milhões de pessoas.

Apesar de ter sido apresentada em 2010 pelos veteranos Alec Baldwin e Steve Martin, a cerimônia contou com vários rostos novos no palco para introduzir os ganhadores, entre eles ímãs de adolescentes como Zac Efron e os astros da saga "Crepúsculo". Além de repetir a estratégia este ano, os organizadores resolveram radicalizar e escalaram duas jovens estrelas para comandar a festa: James Franco, 32, também indicado a melhor ator por "127 Horas", e Anne Hathaway, que, aos 28 anos, é a mais jovem apresentadora da história do Oscar.

Seguindo a tradição, Franco e Hathaway devem fazer piadas, cantar, dançar e mudar inúmeras vezes de figurino. O bom humor da dupla já foi registrado em propagandas veiculadas na TV (assista acima) e vai ser colocado à prova em esquetes pré-gravadas envolvendo os 10 indicados a melhor filme. O conceito da festa em 2011, no entanto, vai além e prevê homenagens ao passado do Oscar e a momentos clássicos do cinema hollywoodiano.

Uma amostra foram dois vídeos "vazados" pelos produtores do evento, Don Mischer e Bruce Cohen, na Internet. Em um deles, Franco e Hathaway simulam John Travolta e Olivia Newton-John no filme "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" (1978); veja. Em outro, a atriz encarna uma paródia de Madonna no musical "Evita", com direito a aceno do que seria a sacada da Casa Rosada, em Buenos Aires (assista ao lado). "E o Vento Levou" e "O Senhor dos Anéis" são outros filmes que devem ser lembrados, assim como "O Mágico de Oz", através da participação do coral P.S.22, de Nova York, composto por estudantes de 10 e 11 anos de escolas públicas, que vão cantar "Somewhere Over the Rainbow" no encerramento.

Anne Hathaway faz paródia de "Evita"; veja

Ao contrário de anos anteriores, os prêmios honorários a destaques do cinema mundial já foram entregues em novembro. Mesmo assim, Eli Wallach, Kevin Brownlow e Francis Ford Coppola vão subir ao palco para serem homenageados. O cineasta francês Jean-Luc Godard também recebeu a honraria, mas não compareceu ao evento promovido pela Academia no ano passado nem estará no Oscar.

Grande parte dos artistas que entregarão as estatuetas douradas já foi anunciada. A lista é grande – Tom Hanks, Nicole Kidman, Jude Law, Annette Bening, Cate Blanchett, Hugh Jackman, Robert Downey Jr., Javier Bardem, Reese Witherspoon, Mila Kunis, Russell Brand e Matthew McConaughey, entre outros. Scarlett Johansson havia sido confirmada, mas como o pai da atriz sofreu um acidente, ela permanece em dúvida.

Entre os concorrentes (veja todos aqui), "O Discurso do Rei" é o favorito nas categorias principais, especialmente filme, diretor, roteiro original e ator. "A Rede Social" é a principal ameaça da hegemonia do longa britânico, enquanto Natalie Portman lidera todas as apostas ao prêmio de atriz por "Cisne Negro". Os outros indicados a melhor filme são "O Vencedor", "Toy Story 3", "Bravura Indômita", "127 Horas", "A Origem", "Minhas Mães e Meu Pai" e "Inverno da Alma".

Foto: Divulgação Ampliar

"O Discurso do Rei": favorito nos principais prêmios

Uma coprodução entre Brasil e Grã-Bretanha, o documentário "Lixo Extraordinário" enfrenta uma disputa concorrida pelo Oscar da categoria. O filme retrata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz no Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário do mundo. Um dos personagens do filme, o catador carioca Tião está em Los Angeles para acompanhar a premiação, junto com o diretor João Jardim e os demais integrantes da equipe.

Conheça os indicados ao Oscar 2011 e vote nos filmes

O jogo dos vencedores do Oscar de melhor filme

Entenda a votação para o Oscar de melhor filme

Os cinco mais da história do Oscar; assista aos vídeos

O colunista Ricardo Calil comenta quem deve e quem deveria ganhar

O Oscar 2011 será transmitido ao vivo pelo canal a cabo TNT a partir das 21h, com entrevistas direto do tapete vermelho. Na TV aberta, a rede Globo detém os direitos de exibição, mas só passará a festa depois do final do programa "Big Brother Brasil". Conheça os vencedores na noite de domingo aqui no iG e acompanhe a cerimônia em tempo real no Twitter do iG Cultura.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo