Tamanho do texto

Não há informações sobre danos ou vítimas causadas por tremor de 8,6 graus de magnitude e seguido de abalos secundários

Um forte terremoto de 8,6 graus de magnitude atingiu a costa oeste da Indonésia nesta quarta-feira, provocando um alerta de tsunami para vários países e levando moradores a se abrigar em regiões mais altas.

De acordo com autoridades indonésias, o terremoto provocou ondas de até 80 centímetros na província de Aceh, mas não causou danos graves. Segundo o Instituto Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), terremotos secundários foram sentidos na região, um deles de 8,2 graus de magnitude, que provocou novo alerta de tsunami.

Leia também: Entenda como acontecem os terremotos e tsunamis

Moradores se assustam após forte tremor na região norte da ilha de Sumatra
AFP
Moradores se assustam após forte tremor na região norte da ilha de Sumatra

Segundo o USGS, o epicentro do primeiro temor foi localizado a 33 quilômetros de profundidade e 431 quilômetros ao sudoeste de Banda Aceh, a capital da província de Aceh. A região atingida é a mesma na qual outro terremoto formou o tsunami que deixou cerca de 230 mil mortos em 2004 .

A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de sete mil tremores todos os anos, a maioria de baixa magnitude. O tremor desta quarta-feira foi tão forte que chegou a ser sentido em outros países como Malásia, Cingapura, Tailândia, Bangladesh e Índia.

“Foi o terremoto mais forte que já senti”, disse Tuti Rahmi, 22 anos, enquanto pessoas choravam e gritavam ao seu lado. “Durou apenas alguns minutos, mas pareceu uma eternidade.”

Nas ruas de Aceh, houve caos. Horas após o primeiro temor, moradores continuavam fora de suas casas e escritórios, com medo de voltar. Pacientes internados em hospitais correram de suas camas e, em algumas regiões, houve queda de energia.

Com AP

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.