Tamanho do texto

O prefeito de Tarija, Mario Cossío, vitorioso neste domingo no referendo sobre o estatuto autonômico de sua região com 80% dos votos, declarou há pouco que, por enquanto, são quatro os departamentos da Bolívia os que apóiam os governos descentralizados, mas logo serão todos.

Em discurso nos balcões da prefeitura, na praça de armas de Tarija, Cossío desenhou um verdadeiro plano de governo e disse que os camponeses, os pobres, os excluídos também vão merecer atenção do futuro governo autônomo.

"A autonomia não ficará por aqui: somos quatro, mas seremos nove" departamentos, disse Cossío, recebido elos participantes aos gritos de "governador!, governador!".

Cossío, acompanhado dos colegas de Santa Cruz, Beni e Pando - vencedores em plebiscitos anteriores -, além de Cochabamba, anunciou um plano de construção de 5.000 casas populares.

No referendo legal de julho de 2006, as regiões de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando apoiaram a autonomia, enquanto Cochabamba, La Paz, Chuquisaca, Potosí e Oruro a rejeitaram.

rb/fj/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.