Polícia portuguesa conclui relatório sobre caso Madeleine

Por Axel Bugge LISBOA (Reuters) - A polícia portuguesa entregou seu relatório final sobre o desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann à Procuradoria-Geral do país, que decidirá se adota novas medidas, disseram promotores nesta terça-feira.

Madeleine desapareceu no dia 3 de maio de seu quarto em um resort do Algarve, no sul do país, durante as férias da família. Dias depois ela completaria 4 anos de idade.

'A polícia concluiu seu relatório final do chamado 'caso Maddie', que será cuidadosamente analisado', disse a Procuradoria-Geral de Portugal em um comunicado.

O Ministério Público informou que vai analisar o relatório para verificar se 'estão presentes as condições suficientes e necessárias para encerrar a investigação e apresentar uma decisão final'.

A imprensa portuguesa informou nesta terça-feira que a polícia encerrou sua investigação sem encontrar provas suficientes para indiciar alguém no caso.

Em fevereiro, o ministro da Justiça português, Alberto Costa, afirmou que a polícia estava para concluir o caso.

O desaparecimento de Madeleine atraiu intensa cobertura da mídia, especialmente depois que a polícia portuguesa indiciou os pais dela, Kate e Gerry McCann, como suspeitos no sumiço da menina.

O casal estava jantando com amigos em um restaurante do resort quando a menina desapareceu de seu quarto nas proximidades.

Eles se declararam inocentes e, nesta terça-feira, pediram que a polícia portuguesa lhes dê acesso ao relatório, para que possam continuar sua busca de Madeleine e pôr fim a sua condição de suspeitos.

'Pelo amor de Deus, tem de ser liberado', disse nesta terça-feira o porta-voz dos pais da menina, Clarence Mitchell, à Sky News.

O casal disse em 3 de maio -- um ano depois do desaparecimento da filha -- que continuam convencidos de que ela ainda está viva.

Eles dizem que a melhor maneira de encontrar Madeleine é apelando por ajuda do público e mantendo o caso na mídia.

Nos meses que se sucederam ao desaparecimento de Madeleine, a polícia recebeu centenas de dicas de pessoas de toda a Europa que pensavam ter visto a menina, mas nenhuma delas foi confirmada.

A Procuradoria informou que o relatório final da polícia inclui dezenas de volumes e acrescentou que o caso continuará sob estrito segredo de Justiça até meados de agosto.

(Com reportagem adicional de Kate Kelland em Londres)

Link deste artigo: https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/policia-portuguesa-conclui-relatorio-sobre-caso-madeleine/n1237693985082.html