Tamanho do texto

Cairo, 13 abr (EFE).- O negociador da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Saeb Erekat, pediu hoje no Cairo que as autoridades egípcias continuem seus esforços para conseguir uma trégua global na Faixa de Gaza.

"Pedimos hoje de novo que o Egito continue seus esforços para conseguir uma trégua multilateral e global, primeiro na Faixa de Gaza", disse Erekat em entrevista coletiva conjunta com o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa.

O negociador palestino também afirmou que, se as tropas israelenses decidirem lançar um "ataque sério contra a Faixa de Gaza, haverá uma verdadeira catástrofe humana, já que é uma região bastante povoada".

"Queremos trégua para proteger nossos irmãos" em Gaza, disse Erekat, que expressou sua confiança em que todas as facções palestinas cooperem com o Egito em seus esforços para acalmar a situação neste território palestino, sob domínio do movimento islâmico Hamas desde junho de 2007.

Quanto à disposição do grupo nacionalista Fatah em negociar uma trégua com o Hamas, Erekat reiterou que "o Hamas é um movimento palestino que cometeu um erro com seu golpe em Gaza, e pedimos que volte à legitimidade e coloque fim a isso".

"Nosso papel é proteger o povo palestino dos repetidos ataques (de Israel), e pedimos proteção internacional para este povo.

Pedimos e temos pedido ao Egito para nos ajudar a conseguir uma trégua em Gaza", acrescentou Erekat.

Durante sua visita ao Egito, o negociador palestino também se reuniu com o ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmed Ali Aboul Gheit, e com o chefe dos serviços secretos do país, Omar Suleiman. EFE hh/wr/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.