Há mais de 50 anos, existe na Escócia a mística do monstro do lago Ness - e a caça incessante pela criatura. Mas, de acordo com um especialista, o meio século de busca pode ter sido perda de tempo, pois todos os avistamentos teriam sido falsos.
Adrian Shine é naturalista e pesquisador do monstro do lago Ness , e publicou diversos livros sobre o assunto. Agora, parece ter chegado à conclusão de que todos os avistamentos da criatura foram ilusões causadas por diversos efeitos naturais.
Monstro é ilusão
De acordo com Shine, a maioria das visões do mostro do lago Ness foram, provavelmente, visões distorcidas de pássaros aquáticos caçando, condições climáticas causando reflexo, e ondas geradas por passagens de barcos.
Ele acredita que essas são as maiores causas, e destaca: "Rastros de barcos são provavelmente a principal causa de avistamentos de monstros, e as aves aquáticas são as de pescoço longo. Claro que há criaturas de pescoço longo no Lago Ness: nós as chamamos de cisnes", disse ao Daily Star.
Ele mora nos arredores do Lago Ness e diz: "Você pode perder sua capacidade de julgar a distância, e se você não consegue julgar a distância, não consegue julgar o tamanho", acrescentou o especialista.
Sine detalhou, ainda, a suposta visão falsa:
"Quando uma embarcação está vindo em sua direção, é óbvio qual é o rastro — você a vê se espalhando pelas laterais da embarcação se aproximando de você, ou mesmo se afastando de você. Mas se estiver passando pela sua frente, é bem diferente. Você vê o trem de ondas individual, os comprimentos de onda individuais, como corcovas pretas sólidas. Elas serão curtas e muitas para uma embarcação se movendo lentamente, e serão mais longas e menos numerosas conforme a embarcação ganha velocidade. As linhas de ondas podem ser quase contínuas, e é uma ilusão fascinante. É muito atraente."