Um grupo de arqueólogos descobriu uma tábua com a inscrição dos 10 Mandamentos mais antiga até hoje. Mas, durante muitos anos, foi usada como pavimentação na entrada de uma casa!
Após descoberta do verdadeiro significado, o item valioso foi resgatado e vai à leilão em Nova York em dezembro deste ano, de acordo com informações do Daily Mail . Espera-se que o item arrecade cerca de US$ 2 milhões (cerca de R$ 11,5 milhões).
Tábua com 10 mandamentos mais antiga
De acordo com Sharon Liberman Mintz , especialista em Judaica da casa de leilões, disse: “É a tábua completa dos dez mandamentos mais antiga que conhecemos, esses são os códigos morais base da nossa civilização. É uma descoberta surpreendente, que com certeza orientou a moral da civiliação ocidental. Quando você olha, você vê como ressoa.”
O objeto pesa mais de 52 quilos e mede cerca de 60 cm. Ela tem 20 linhas de textos, e nove dos testamentos são idênticos - menos o terceiro. O trecho que diz para “não usar o nome de Deus em vão” foi adaptado para os Samaritanos, e fala sobre honra ao sabá.
História da tábua com 10 mandamentos
De acordo com Sharon, a tábua foi, provavelmente, parte de uma sinagoga destruída pelos romanos à região, entre 400 e 600 d. C., ou nas Cruzadas cristãs.
O objeto foi encontrado em Israel em cerca de 1913. Nos 30 anos seguinte, serviu como piso em uma casa do local.
Somente em 1943 um cientista, sr. Kaplan, entendeu o valor da tábua ao traduzir as palavras escritas em proto-hebraico. Ele ficou com a tábua até os anos 1990. A tábua, então, foi vendida para outras duas pessoas. Mitchell Stuart , colecionador e atual dono, a comprou em 2016.
Sotheby's Will Auction Oldest Inscribed Tablet of Ten Commandments
— Chasing Aphrodite (@ChasingAphrodit) November 13, 2024
“It is rare for there to be exceptionally important pieces from the Holy Land, which have left Israel before 1978,” Mintz said in reference to the year Israel passed its antiquities law. https://t.co/tseqzB76Ke