Um pescador amador capturou o maior peixe de água doce já registrado no Reino Unido
. Oficialmente conhecido como Siluro (Silurus glanis, cientificamente) é popularmente como Bagre
, foi capturado em um lago em Maldon, no leste da Inglaterra
.
Darren Reitz , de 34 anos, foi o responsável pela captura do peixe. Em entrevista à BBC News, Reitz afirmou que foi necessário uma hora e quatro pessoas para trazer o peixe à superfície. “Três dos meus amigos até pularam na água com redes já que ficamos com medo do peixe escapar”, declarou o pescador.
Lixeiro de profissão, Reitz declarou que gosta de pescar por conta da tranquilidade e do silêncio. A pescaria em questão durou cerca de 14 horas e estava próxima do fim quando o peixe foi capturado. Segundo Reitz, o bagre capturado parecia um “ monstro ”.
O peixe, capturado em um lago específico para pescas, foi pesado por Paul Tallowin, proprietário do estabelecimento, que aferiu 64,4 kg , superando o recorde anterior de 58,9 kg , também de um peixe-gato.
Tallowin declarou à BBC que esse provavelmente não é o maior peixe que existe no lago. “Em média, os bagres ganham cerca de 3,2 kg por ano, e esse deve ter uns 45 anos de idade. Eu acredito que existam alguns maiores, depende do que eles encontram para se alimentar”, afirmou o proprietário do estabelecimento.
Segundo a BBC, o peixe foi devolvido ao lago, mas foi fotografado junto de Reitz e ganhou o nome de Scar, que significa cicatriz em inglês.