Ossada gigante é encontrada no litoral de São Paulo; veja imagens

Especialistas afirmam que há semelhanças com uma baleia enterrada no local há 12 anos; Praia Barra do Una é um local de difícil acesso

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Marcelo Rodrigues
Especialistas afirmam que há semelhanças com uma baleia enterrada no local há 12 anos

A ossada de uma baleia surgiu na praia da Barra do Una, em Peruíbe , no litoral de São Paulo, no último fim de semana. O esqueleto possui quatro metros de comprimento e indica ser da espécie "baleia-de-bryde". Há 12 anos, um animal da mesma espécie foi enterrado no local. As informações são do portal G1.

"Passo por ali quase todos os dias, mas naquele dia me deparei com aquilo tudo. Corri para casa, que fica perto, para buscar o celular e tirar fotos", revelou Marcelo Rodrigues, pescador local.

Foto: Reprodução
Indícios dão conta de que trata-se do esqueleto de uma Baleia-de-bryde, de 14 metros, que encalhou no local em 2009


Douglas Rey dos Santos, biólogo marinho, reiterou que, "apesar de parte da coluna estar enterrada, dá para perceber que são vértebras bem espessas do pedúnculo caudal de uma baleia. Talvez a baleia morreu e ficou boiando por muito tempo antes do encalhe e soterramento."


Outro especialista da vida marítima, Thiago Augusto do Nascimento argumenta que pode se tratar do esqueleto de uma Baleia-de-bryde de 14 metros. Em 2009, na mesma região, um animal semelhante encalhou e morreu. "Quando apareceu esse esqueleto, eu lembrei desse encalhe. Não lembro de outro acontecido naquela região."