Neve de plástico? Entenda a bizarra teoria da conspiração que surgiu na Espanha

Vídeos de pessoas queimando a neve com isqueiros para provar que nevasca do último final de semana não foi natural inundaram as redes sociais

Foto: Reprodução/Youtube
Vídeos viralizaram nas redes sociais com pessoas tentando provar a bizarra teoria

No último final de semana, uma forte nevasca atingiu a Espanha , a maior dos últimos 50 anos, gerando estragos em diversas regiões e causando a morte de ao menos três pessoas . Apesar das imagens do tapete branco formado pela grande quantidade de neve que caiu no país, uma situação inusitada e bizarra ocorreu nas redes sociais: começaram a surgir vídeos de pessoas afirmando que a neve era, na verdade, feita de plástico.

Nas imagens, os "teóricos" afirmam que esta é apenas mais uma mentira do governo e que a neve não era real. Para comprovar tal ponto de vista, pegam porções na mão e acendem um isqueiro logo abaixo, na tentativa de mostrar que a neve não derrete, mas sim escurece e começa a soltar cheiro.

"Não é neve de verdade. Ela está cheirando plástico queimado. Essa é a porcaria que mandam para gente, puro plástico . Eles ficam nos enganando com tudo", diz uma mulher em um dos vídeos que viralizou na web.

Segundo informações do site Sputnik, entre os milhares de comentários que ridicularizam a teoria , um biólogo aproveitou para explicar o que de fato ocorreu: "com o uso de um isqueiro , estamos queimando combustível, que contém impurezas que, quando queimandas, geram fuligem. Ou seja, a coloração preta vista na bola de neve é a fuligem do combustível e o cheiro vem das impurezas queimadas".

Ainda de acordo com a publicação, o especialista também explicou o motivo de a neve não derreter imediatamente em contato com o fogo: se estiver endurecida, o gelo vai entrar em contato com mais gelo e o calor vai se dissipar pelo resto da massa, sem realmente derreter. Além disso, passará pelo processo conhecido como sublimação , em que o deixaráo estado sólido diretamente para o gasoso, sem passar pelo líquido.