Cobra comendo sapo
Winai Suthanthangjai
Cobra come órgãos de sapo vivo na Tailândia

Na Tailândia , cientistas encontraram uma serpente que devora os sapos ainda vivos, comendo aos poucos cada um de seus órgãos .

De acordo com a Revista Galileu, um estudo publicado em setembro no periódico Herpetozoa documentou três ocasiões em que a cobra – da espécie Oligodon fasciolatus – abre o abdômen de um sapo.

Segundo os pesquisadores, todos os sapos eram da espécie Duttaphrynus melanostictus, conhecida por secretar, a partir de glândulas no pescoço, um veneno potente.

Conforme o estudo da equipe formada por cientistas da Dinamarca e da Tailândia, liderados pelo herpetologista Henrik Bringsøe, a serpente insere toda sua cabeça e retira, um a um, os órgãos do anfíbio ainda vivo.

Embora os sapos tentem lutar, todas as situações observadas foram em vão. Os ataques podem durar algumas horas, dependendo dos órgãos que a cobra arrancar primeiro.

Em um quarto caso, uma cobra comeu por inteiro um sapo menor, mas da mesma espécie. As hipóteses levantadas pelos pesquisadores são de que os animais menores podem ser menos tóxicos ou que essas cobras são resistentes ao veneno do anfíbio.

Perigo para seres humanos

Felizmente, de acordo com a revista, essa espécie de cobra é inofensiva para os humanos. Entretanto, Bringsøe não recomendaria ser mordido por ela. “O fato é que elas podem causar grandes feridas que sangram por horas, por causa do agente anticoagulante que injetam na corrente sanguínea da vítima", diz o pesquisador, em nota.

    Veja Também

      Mostrar mais