Tubarão sem pele é descoberto e intriga cientistas

Animal foi descoberto na costa de Sardenha, na Itália. Nenhuma estrutura de derme ou epiderme foi encontrada no tubarão, que sobrevivia normalmente na água

Animal foi descoberto na Sardenha
Foto: Universidade de Cagliari / Divulgação
Animal foi descoberto na Sardenha

Cientistas da Universidade de Cagliari, na Itália, divulgaram a inusitada descoberta  de um tubarão sem pele na costa de Sardenha. Nas imagens divulgadas na revista Fish Biology do mês de julho, é possível ver um animal da espécie gato-de-boca-negra sem estruturas básicas de pele encontradas em bichos do tipo.

Segundo a publicação científica, não há derme ou epiderme na estrutura do bicho, achado em água salgada. Ainda assim, ele foi achado com vida, o que seria improvável, já que a pele é essencial para que ele se proteja de predadores e tenha um bom sistema imunológico.

A descoberta de como o animal encontrado sem pele conseguiu sobreviver no ambiente pode ajudar os cientistas a entender mecanismos de defesa e a descoberta do porquê dele ter nascido assim deve revelar importantes informações sobre evolução e a situação atual do mar da região.

A principal suspeita dos pesquisadores é que ele tenha sofrido alguma falha genética.