Zoológico da Polônia vai dar maconha a elefantes para reduzir estresse
Objetivo é encontrar uma nova alternativa natural aos métodos existentes de combate ao estresse, especialmente os medicamentos farmacêuticos
Por Agência O Globo |
O zoológico de Varsóvia, na Polônia, informou que vai começar a disponibilizar maconha medicinal a seus elefantes como parte de um projeto piloto inovador para testar como a substância reduz os níveis de estresse nestes animais. O objetivo é encontrar uma nova alternativa natural aos métodos existentes de combate ao estresse, especialmente os medicamentos farmacêuticos.
A cannabis tem sido usada em todo o mundo para tratar cães e cavalos, mas de acordo com a veterinária responsável pelo projeto, "esta é provavelmente a primeira iniciativa desse tipo para elefantes
", disse à AFP Agnieszka Czujkowska, destacando que levará cerca de dois anos antes que sua equipe tenha resultados conclusivos.
Você viu?
A erva chega ao rebanho num momento oportuno, já que os animais do zoológico tiveram de lidar recentemente com a morte de sua fêmea alfa. O zoológico monitora o estresse dos elefantes verificando seus níveis hormonais e por meio de observação comportamental.
"Ao contrário do que alguns possam imaginar, os elefantes não usarão cachimbos de cannabis nem receberão enormes barris para combinar com seu tamanho", explica a veterinária, com bom humor. As doses iniciais serão comparáveis às administradas a cavalos: um frasco com uma dúzia de gotas de óleo de CBD (principal ingrediente não psicoativo da planta de cannabis) duas ou três vezes ao dia.
"A Fryderyka fêmea já teve a chance de experimentar e não disse não", se diverte Czujkowska.
Se for bem-sucedida, outros animais do zoológico que vivem em cativeiro também poderão aproveitar a erva em futuros testes.
A caça predatória dizimou a população mundial de elefantes, que caiu na África de vários milhões na virada do século 19 para cerca de 400.000 atualmente.