50 vezes mais pesado que o normal: Médicos indianos extraem rim de 7kg
Rim pesava 7,4 quilos e media 45 centímetros.Órgão ocupava quase metade do abdômen, de acordo com um dos médicos que participaram da cirurgia
Por Planeta |
26/11/2019 17:31:35
Cirurgiões indianos extraíram um rim com 7,4 quilos (o peso de uma bola de boliche) de um homem com uma grave doença renal genética, disse um cirurgião na segunda-feira (25 de novembro) à agência de notícias AFP . O órgão é um dos maiores já removidos em uma operação. Um rim normal pesa cerca de 120 gramas a 150 gramas e tem 12 centímetros de comprimento.
Leia também: "Não se assustem se alguém pedir o AI-5", diz Paulo Guedes ao criticar Lula
“Era um caroço enorme que ocupava metade do abdômen”, disse Sachin Kathuria, membro da equipe cirúrgica, à AFP . “Sabíamos que era um rim grande, mas nunca pensamos que seria tão pesado.”
O paciente, de 56 anos, tem doença renal policística autossômica dominante. Ele foi submetido em outubro a uma operação de duas horas no Sir Ganga Ram Hospital, em Nova Deli . O rim extraído tinha quase 45 centímetros de comprimento, segundo Kathuria.
Há controvérsias sobre se esse seria o maior rim já extraído de um paciente. Segundo o Guinness Book of Records , o maior rim removido de um ser humano, em uma operação em Dubai em 2017, pesava 4,25 quilos. Médicos do hospital de Nova Deli disseram, no entanto, que encontraram relatos médicos de um rim pesando 9 kg sendo extraído de um paciente.
Leia também: Toffoli rebate fala de Paulo Guedes sobre AI-5: "Incompatível com a democracia"
A doença que acomete o indiano operado em outubro causa cistos cheios de líquidos que começam a crescer nos rins. Os médicos pediram a operação quando detectaram sangramento interno e propagação de infecções. Segundo Kathuria informou à AFP , o homem estava agora em boas condições e em diálise, aguardando um rim para transplante.