Tamanho do texto

Recordista do Guinness Book, Dale Webster surfou todos os dias desde 1975 e só parou pela necessidade de fazer cirurgia

Quatorze mil, seiscentos e quarenta e um dias. Ao longo de todo esse período, que durou 40 anos e começou em 1975, o norte-americano Dale Webster, hoje com 66 anos, pegava a prancha e ia a uma praia do estado da Califórnia praticar surfe. Fizesse chuva ou sol, ele se comprometia a pegar no mínimo três ondas por dia em sua jornada.

O americano Dale Webster com a prancha em um típico dia de sua rotina de surfe
Reprodução
O americano Dale Webster com a prancha em um típico dia de sua rotina de surfe

Quarenta anos se passaram até que, na segunda-feira desta semana (5), o hábito de Webster foi interrompido. O médico o diagnosticou com uma pedra no rim e o pediu para passar por uma pequena cirurgia – isso significa que ele terá de ficar fora da água por dois meses.

“Pensei que seria um dia de grandes emoções, mas graças a meus amigos, que fizeram uma festa de ‘despedida’ do surfe para mim, as coisas foram um pouco mais fáceis”, disse Webster à revista americana "Surfer Magazine". Depois que atingiu a marca de quatro décadas, ele concluiu ter chegado a hora de cuidar do problema de saúde.

O americano havia batido o recorde de mais dias consecutivos surfando do Guinness World Records em 2004, quando ultrapassou a antiga marca de 10.407 dias. A nova marca deve ser divulgada em breve pela publicação.

O surfista acumulou uma grande quantidade de pranchas ao longo dos anos
Reprodução
O surfista acumulou uma grande quantidade de pranchas ao longo dos anos


O surfista promete voltar para a água assim que se recuperar da cirurgia. Só que, agora, o objetivo é outro. “Quero voltar a viajar”, afirmou ele, agora que não precisa mais ficar ao lado do mar dia após dia. 

    Leia tudo sobre: surfe