Polícia prende menino após confundir relógio com bomba, nos EUA

Equipamento era experiência científica do estudante, que recebeu mensagens de apoio de Obama e de Mark Zuckerberg

O estudante Ahmed Mohamed, de apenas 14 anos de idade, queria apresentar aos seus professores um equipamento que ele mesmo desenvolveu, mas acabou algemado pela polícia e levado a uma casa de detenção. Isso porque o equipamento em questão, um relógio, foi confundido com uma bomba pelos policiais.

Foto: AP
Polícia prende menino após confundir relógio com bomba. Barack Obama convida estudante a ir à Casa Branca

O caso aconteceu na segunda-feira (14), no estado do Texas, nos Estados Unidos. De acordo com informações do jornal americano "The Dallas Morning News", Ahmed queria impressionar seus professores com sua invenção - um relógio acoplado a uma maleta, com um display de LED. Ele estava acostumado a consertar rádios e a mexer com equipamentos eletrônicos, mas essa era sua criação mais complexa.

No entanto, o conselho da escola em que o jovem estuda decidiu acionar a polícia por desconfiar do artefato. A essa altura da história, Ahmed já havia mostrado sua criação ao professor de engenharia, que sugeriu que o garoto não mostrasse seu relógio a mais ninguém. Mas o alarme da engenhoca tocou durante uma aula, e outra professora pediu para ver do que se tratava. Foi aí que a polícia foi chamada.

Algemado, o estudante foi interrogado por quatro policiais dentro de uma sala, enquanto o equipamento era inspecionado. Mais tarde, ele ainda foi levado a um centro de detenção para crianças e adolescentes e precisou registrar suas impressões digitais nos documentos internos.

Segundo um porta-voz da polícia, o fato de a família do jovem Ahmed ser muçulmana não influenciou na ação dos oficiais.

Ahmed ainda não retornou à escola, pois foi suspenso por três dias. Apesar disso, a repercussão do caso nos Estados Unidos já rendeu a ele convites para visitar gigantes da tecnologia e a estudar em outros colégios.

O presidente americano, Barack Obama, publicou em sua conta no Twitter uma mensagem incentivando o jovem. "Belo relógio, Ahmed. Não gostaria de trazê-lo à Casa Branca? Gostaríamos de inspirar mais jovens como você a gostarem de ciência", disse.

Quem também se entusiasmou com a dedicação de Ahmed foi o criador do Facebook, Mark Zuckerberg. Também pela internet, ele escreveu: "Ter a habilidade e a ambição de construir algo legal merece aplausos, e não algemas. O futuro pertence a pessoas como Ahmed."

Link deste artigo: https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/mundo-insolito/2015-09-16/policia-prende-menino-apos-confundir-relogio-com-bomba-nos-eua.html