Tamanho do texto

Toyako (Japão), 6 jul (EFE).- Os sete países mais ricos e a Rússia, (G8) emitirá em sua reunião esta semana uma condenação ao regime do presidente Robert Mugabe no Zimbábue, afirmou hoje um alto funcionário da Casa Branca.

O responsável da política para a Ásia da Casa Branca, Dennis Wiler, disse em declarações à imprensa a bordo do avião "Air Force One" que leva o presidente George W. Bush à cúpula do G8 em Toyako (Japão), que os oito países abordarão em sua reunião o assunto das recentes eleições em Zimbábue.

O regime de Mugabe recebeu a condenação internacional após a realização há nove dias do segundo turno das eleições presidenciais em seu país, apesar da oposição ter se retirado perante a campanha de violência política.

O G8, formado por EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão e Rússia, começará esta segunda-feira uma reunião de três dias em um hotel de luxo, na ilha japonesa de Hokkaido.

Em várias de suas sessões serão acompanhados pelos líderes de sete países africanos e das principais economias emergentes, entre elas China, México e Brasil. EFE mv/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.