Tamanho do texto

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou nesta terça-feira uma reforma do funcionamento da Vâmara dos Comuns, atingida em cheio pelo escândalo de mau uso de verbas públicas pelos deputados, destacando que a câmara baixa não pode ser mais administrada como um clube de gentlemen.

Brown indicou que as propostas seriam feitas nas próximas horas para que esta câmara passe de um sistema de autorregulação a um sistema de controle externo de suas contas, para tentar recuperar a confiança do público.

"Westminster não pode mais funcionar como um clube de gentlemen em que os membros fixam as regras e as aplicam eles mesmos", declarou o primeiro-ministro durante uma entrevista à imprensa mensal realizada horas após o presidente da Casa anunciar sua demissão.

"Creio que a pedra angular de qualquer reforma deve ser uma passagem de autorregulação a uma regulação externa independente", explicou Brown.

"Se os deputados continuam fixando eles mesmos os próprios códigos e regras, pouco importa como eles o fazem, o público sempre questionará", destacou Brown.

lgo/lm/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.