Tamanho do texto

Moscou, 15 mai (EFE).- O Brasil e a Rússia estão negociando um acordo de isenção de vistos, informou o diretor do departamento consular do Ministério de Exteriores russo, Vyacheslav Pavlovsky, em entrevista publicada hoje pelo jornal Rossiyskaya Gazeta.

"Recentemente, assinamos um acordo intergovernamental com Israel para suprimir os vistos nas viagens dos cidadãos de ambos os países e, em uma perspectiva visível, estudamos conseguir um convênio similar com o Brasil", disse o diplomata russo.

Pavlovsky não precisou se este assunto será tratado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e pelo titular da mesma pasta russo, Serguei Lavrov, durante a reunião entre os dois amanhã na cidade russa de Yekaterimburgo, nos Urais.

Amorim e Lavrov participarão de uma reunião ministerial entre Brasil, Rússia, Índia e China, países que formam o grupo Bric de grandes economias emergentes.

Na entrevista, Pavlovsky disse que cerca de 30 milhões de cidadãos russos viajaram ao exterior no ano passado, enquanto a Rússia recebeu mais de 2,7 milhões de estrangeiros procedentes de países com os quais rege o regime de vistos.

Acrescentou que, atualmente, a Rússia tem 233 consulados em 142 Estados do mundo, assim como 73 cônsules honoríficos em 51 países.

EFE si/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.