Ministra do Interior diz a Parlamento que pedirá a inspetores que analisem principalmente a relação entre policiais e jornalistas
selo
A ministra do Interior da Grã-Bretanha, Theresa May, anunciou nesta quarta-feira um inquérito para investigar as acusações de corrupção policial que surgiram com o escândalo dos grampos do tabloide News of the World .
O escândalo das escutas telefônicas ilegais do News of the World vem trazendo consequências em vários setores do governo britânico, e já causou demissões na polícia.
Mais uma demissão
Nesta segunda-feira, o vice-chefe da Polícia Metropolitana de Londres, John Yates , também pediu demissão do cargo. Ele era o responsável por verificar o histórico de Wallis. O News of the World teria interceptado ilegalmente milhares de telefones celulares em busca de notícias exclusivas.
Investigações indicam que até 4 mil pessoas podem ter sido grampeadas pelo tabloide, entre políticos, membros da realeza, esportistas, celebridades e familiares de militares mortos na guerra do Afeganistão.
Entre as possíveis vítimas das escutas telefônicas também está um dos primos do brasileiro Jean Charles de Menezes , morto por engano pela polícia britânica em julho de 2005. No domingo, a ex-executiva-chefe da News International, grupo de mídia que publicava o News of the World, foi detida por policiais envolvidos na investigação do caso. Ela foi solta sob fiança após ficar 12 horas sob custódia.