Tamanho do texto

O Reserve Bank of Australia, o banco central australiano, reduziu sua principal taxa de juros de 6% para 5,25% nesta terça-feira em uma tentativa de estimular a economia do país e evitar uma recessão. O corte foi maior do que se esperava, já que muitos analistas previam que a redução seria de meio ponto percentual.

Foi o terceiro corte em três meses anunciado pelo banco australiano. Recentemente, o governo do país anunciou um plano de US$ 6,9 bilhões para estimular o crescimento.

"Dados internacionais continuam a indicar uma fraqueza significativa nas principais economias industrializadas, e há sinais de que a China e outros países em desenvolvimento também estão desacelerando", disse o presidente do banco, Glenn Stevens, em um comunicado.

Nível baixo
Com o novo corte, a taxa de juros na Austrália está agora em seu nível mais baixo desde março de 2005.

O representante do Tesouro australiano, Wayne Swan, disse que os bancos devem repassar a redução em sua totalidade aos que buscam empréstimo para ajudar a estimular a economia.

"Esse é um alívio adicional que famílias e negócios australianos precisam diante da crise financeira global", disse Swan em uma entrevista coletiva. "Isso ajudará a fortalecer a nossa economia em um período crucial."
A crise de crédito tem feito com que bancos comerciais deixem de emprestar uns aos outros - o que, por sua vez, tem tornado mais difícil e mais caro para indivíduos e empresas conseguir empréstimos.

Vários bancos centrais vêm reduzindo suas taxas de juros nos últimos meses em uma tentativa de evitar uma recessão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas