Irã abandona negociações com EUA após nova ameaça de Trump

Conversas entre os países são suspensas na Suíça após declarações do presidente aumentarem a tensão entre Teerã e Washington

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Foto: Reprodução/Casa Branca
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

As negociações  entre os  Estados Unidos e Irã foram interrompidas neste domingo (21) na cidade de Bürgenstock, na Suíça, depois de novas ameaças de  Donald Trump ao país.

O presidente norte-americano disse que o Irã deveria “ impedir imediatamente ” que seus aliados do grupo  Hezbollah no Líbanocausem problemas ”.  

"O Irã deve impedir imediatamente que seus agentes bem pagos no Líbano causem problemas. Se não o fizerem, atacaremos o Irã com muita força novamente, assim como fizemos na semana passada, só que com mais força!"
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.


declaração foi feita enquanto autoridades dos dois países participavam das negociações, que são mediadas pelo Catar e pelo Paquistão.

A delegação dos Estados Unidos é formada pelo vice-presidente,  JD Vance, com participação ainda do enviado especial Steve Witkoff e do assessor Jared Kushner. Já do lado iraniano, fazem parte das conversas o presidente do Parlamento, Mohammad Bagher Ghalibaf, e o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi.

Suspensão nas negociações

Antes de deixar a negociação, Ghalibaf disse que os Estados Unidos precisariam controlar o tom das declarações, segundo a agência iraniana Tasnim, ligada à Guarda Revolucionária iraniana. O presidente do parlamento iraniano ainda disse que o Irã poderia suspender o diálogo  se não fossem respeitadas as regras do chamado Memorando de Entendimento de Islamabad .

O documento, assinado na última quarta-feira (17), define a suspensão das operações militares por 60 dias, enquanto os países discutem formas de reduzir os conflitos na região do Oriente Médio, incluindo o programa nuclear do Irã e o conflito entre Israel e o Hezbollah no Líbano.

O cumprimento dessas regras foi questionado pelo Teerã, após Israel descumprir os termos do  cessar-fogo  firmado anteriormente.

Segundo a agência Tasnim, o Irã ainda pede o cumprimento de outra parte do acordo, que condiciona o avanço das negociações à aplicação de todas as regras que foram combinadas.

Versões contrárias sobre as conversas

Poucas horas antes da saída dos iranianos, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, disse que as discussões haviam tido progresso . Mas a afirmação entrou em conflito com a declaração do Irã de que teria abandonado as conversas.

Até o momento, não há informação sobre uma possível retomada ou de um cancelamento total das negociações.


Tensão no Oriente Médio

O Irã voltou a afirmar que o Estreito de Ormuz poderia ser fechado , depois de ataques de Israel ao Líbano que deixaram dezenas de mortos no sábado (20).

Apesar disso, autoridades dos Estados Unidos responderam dizendo que a passagem marítima segue aberta. Segundo os estadunidenses, dezenas de navios comerciais continuaram atravessando a região, transportando milhões de barris de petróleo para o mercado internacional.