
O chefe do órgão eleitoral do Peru, Piero Corvetto, renunciou após o primeiro turno das presidenciais, marcado por falhas na entrega de material eleitoral e suspeita de denúncias de fraude. A carta de renúncia foi divulgada pelo próprio Corvetto em sua conta no X (antigo Twitter), nesta terça-feira (21).
Confira o documento
Em sua carta de demissão, o ex-chefe da Oficina Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), afirma que “cumpriu seus deveres com integridade”. “Sempre me preparei para o cargo ao qual me candidatei, e no qual conseguimos conduzir um importante processo de reformas necessárias, mas os problemas específicos ocorridos em 12 de abril constituem uma situação que me impede de continuar no cargo”, acrescenta.
"Considero necessário e urgente renunciar à responsabilidade que me foi confiada, no interesse da organização e execução do segundo turno em um contexto de maior confiança cidadã no ONPE”, ressaltou Piero em sua carta ao Conselho Nacional de Justiça.
Segundo o El Comercio, Corvetto é alvo de investigação preliminar do Conselho Nacional de Justiça (JNJ), que poderia resultar em sua suspensão do cargo. Ele também enfrenta recomendação de prisão preventiva por parte da Polícia Nacional.
Desdobramentos
A reportagem do jornal peruano, aponta que, minutos após o anúncio da decisão, o Conselho Nacional de Justiça informou, em comunicado, a convocação de uma sessão plenária e a aceitação da renúncia de Piero.
A agência também informou que dará continuidade à investigação preliminar contra o ex-funcionário, relacionada a “eventos de conhecimento público ocorridos no dia da eleição, em 12 de abril de 2026”.
Horas depois, foi publicada a resolução que formaliza a aceitação da renúncia de Corvetto. O documento estabelece que a decisão ocorre “sem prejuízo da continuidade da investigação preliminar” conduzida pela JNJ sobre a suposta conduta grave. A determinação também declara vago o cargo de chefe da ONPE.
Relembro o caso
A saída de Piero Corvetto ocorreu em meio a pressões e críticas sobre a condução das eleições gerais de 2026 no Peru.
Atraso na apuração: A contagem de votos do pleito de abril registrou demora significativa, gerando reações de candidatos e eleitores.
Na ocasião, Corvetto apontou falhas técnicas e operacionais, especialmente no transporte de cédulas na região de Lima, como fator que comprometeu sua permanência no cargo.
Investigação: Após a renúncia, foi convocado pela Procuradoria Anticorrupção para prestar esclarecimentos sobre irregularidades apontadas durante o processo eleitoral.
Quem é Piero Corvetto
Piero Alessandro Corvetto Salinas é cientista político e jornalista peruano, atuou como o chefe da ONPE (Oficina Nacional de Procesos Eleitorais), o órgão responsável pela organização de eleições no Peru.
Corvetto assumiu a chefia da ONPE em 2020, para um mandato de quatro anos, e foi posteriormente reconduzido pelo Conselho Nacional de Justiça (JNJ). Antes disso, atuou em outros órgãos do sistema eleitoral peruano, como o Registro Nacional de Identificação e Estado Civil (RENIEC).