
O FBI afirmou ter impedido um possível ataque terrorista planejado por Christian Sturdivant, de 18 anos, na véspera de Ano Novo, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos . Segundo documentos judiciais, ele pretendia atingir civis cristãos e pessoas LGBTQIAP+ em um supermercado ou Burger King, inspirado pelo grupo terrorista Estado Islâmico.
Planos detalhados e investigação
A investigação começou em 2022, quando Sturdivant ainda era menor. Ele consumia conteúdo do ISIS na internet e entrou em contato com quem acreditava serem membros do grupo, que na realidade eram agentes disfarçados do NYPD e do FBI .
Durante o planejamento, Sturdivant jurou lealdade ao ISIS e detalhou seus planos de “ fazer jihad em breve ”. Em sua casa, foram encontrados documentos manuscritos intitulados “O Ataque de Ano Novo” e “ Jihad Burger King” , listando o número de vítimas e os locais dos ataques . O FBI também encontrou um martelo e anotações com um apelo à jihad, segundo reportagem da ABC News.

Ele chegou a tentar adquirir uma arma e estava prestes a sair de casa “vestido todo de preto” quando foi contido pelo avô, que trabalha em um supermercado e é ministro cristão em Charlotte.
Prisões e reações do FBI
O diretor do FBI, Kash Patel, em postagem nas redes sociais, destacou: “Obrigado aos nossos grandes parceiros por trabalharem conosco e, sem dúvida, salvarem vidas” .
Em coletiva de imprensa, Russ Ferguson, procurador dos EUA para o Distrito Oeste da Carolina do Norte, afirmou: “O fato de que ele encontrou não um, mas dois policiais disfarçados deveria fazer o público se sentir muito, muito bem e muito seguro” .
Sturdivant foi preso na véspera de Ano Novo e fez sua primeira aparição no tribunal federal nesta sexta-feira (02). Ele enfrenta uma pena máxima de 20 anos de prisão. O FBI tentou interná-lo involuntariamente devido ao risco que representava, mas o pedido foi negado pelo juiz magistrado estadual.