
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (13) uma operação militar chamada " Lança do Sul ", que, segundo o secretário de Guerra Pete Hegseth, enfrentará o que ele chamou de “ narcoterroristas ” na região do Caribe e da América Latina .
A divulgação foi feita por Hegseth em um post na rede social X, enquanto cresce a presença de navios e aviões de guerra estadunidenses próximos à costa da Venezuela, aumentando a tensão entre os presidentes Donald Trump e Nicolás Maduro .
“ Hoje, estou anunciando a Operação Lança do Sul ”, escreveu o secretário. Ele declarou que a ação é “ liderada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e o Comando Militar do Sul ” e acrescentou que a missão “ defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo ”. Ainda segundo ele, “ o hemisfério Ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos ”.
- LEIA TAMBÉM : Trump nega intenção de ataques dentro da Venezuela
Anúncio do Comando Sul
Segundo comunicado do Comando Naval do Sul dos EUA, de janeiro, a operação anunciada por Hegseth é citada em desenvolvimento ainda no início do ano com on objetivo de ampliar o monitoramento do tráfico ilícito no mar usando sistemas robóticos e autônomos.
Na nota, o comandante Foster Edwards, indicou que entre os equipamentos previstos estão embarcações robóticas de longo alcance, barcos robóticos de interceptação e aeronaves robóticas de decolagem vertical, todos integrados a navios da Guarda Costeira e centros de operações.