
Uma ex-estudante universitária polonesa foi encontrada morta em um hotel em Bali, na Indonésia, após adotar uma dieta extremamente restritiva, composta apenas por frutas cruas
. Karolina Krzyzak, de 27 anos, pesava cerca de 22 kg no momento da morte, resultado de anos seguindo o estilo de vida “frutariano”, iniciado aos 19 anos.
Karolina, que estudou na Universidade de Leeds, no Reino Unido, mudou-se para Bali em 2024 em busca de uma vida “limpa” e equilibrada, mas sua saúde se deteriorou rapidamente. Segundo uma investigação publicada pela revista The Cut, ela apresentava sinais severos de desnutrição, não conseguia manter o equilíbrio e tinha dificuldades até para se mover na cama.
Funcionários do resort Sumberkima Hill, onde ela se hospedou em dezembro, relataram que Karolina chegou extremamente magra, com olhos fundos e ossos aparentes. Eles ofereceram ajuda médica, mas ela recusou, deixando instruções para receber apenas frutas e pedindo que as refeições fossem entregues diretamente no quarto.
Durante os dias seguintes, Karolina raramente saiu do quarto, limitando-se a breves idas à varanda. Três dias após o check-in, funcionários do hotel foram procurados por uma amiga local preocupada com o silêncio da jovem. Ao verificarem o quarto, encontraram Karolina sem vida.
De acordo com relatos de uma amiga, identificada como Emilia, Karolina sofria de osteoporose avançada e deficiência de albumina, condição que causa inchaço nos pés. A jovem nasceu em Varsóvia, na Polônia, e se mudou para o Reino Unido aos 18 anos, onde conheceu o veganismo e passou a adotar práticas como yoga e dietas naturais.