
O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump, exigiu que os moradores de rua se mudassem "imediatamente" de Washington DC para tornar a capital do país "mais bonita". A fala, que já havia sido feita no sábado (09), foi reiterada neste domingo (10) em publicação na Truth Social , rede criada por Trump .
"Os moradores de rua precisam se mudar, IMEDIATAMENTE. Nós lhes daremos lugares para ficar, mas LONGE da capital. Os criminosos, vocês não precisam se mudar. Vamos colocá-los na cadeia, onde vocês pertencem" , publicou o presidente.
Trump também afirmou que fará uma coletiva de imprensa nesta segunda (11) para "impedir crimes violentos em Washington, DC". "Tornarei nossa capital mais segura e bonita do que nunca" , continuou, na postagem dque incluía fotos de barracas e ruas da capital com lixo.
Promessa de agilidade

Ao expulsar as pessoas em situação de rua da capital e anunciar que vai combater os crimes, o presidente norte-americano prometeu que "tudo vai acontecer muito rápido". Donald Trump usou de exemplo a política adotada nas fronteiras do país que, segundo ele, passou de "milhões entrando para zero nos últimos meses".
A promessa de Trump de prender criminosos em Washington ocorre após a prefeita da cidade, Muriel Bowser, ter observado que não há aumento recente na criminalidade. Trump não detalhou qual autoridade legal usaria para despejar pessoas da capital. Segundo a legislação dos EUA, o presidente controla apenas terras e prédios federais no Distrito de Columbia.
A Community Partnership , uma organização que atua para reduzir a falta de moradia em Washington DC, contabiliza que há cerca de 3.700 pessoas sem casa na capital, a maioria em abrigos ou moradias temporárias, segundo o jornal The Independent . Vivendo nas ruas, são aproximadamente 800 pessoas.
Divergência de opinião
A prefeita democrata de Washington D.C., Muriel Bowser, afirmou no domingo que a capital "não estava enfrentando um pico de criminalidade".
"É verdade que tivemos um pico terrível na criminalidade em 2023, mas não estamos em 2023" , disse Bowser em um programa da MSNBC . "Passamos os últimos dois anos reduzindo a criminalidade violenta nesta cidade, estamos no menor nível em 30 anos."
Segundo o The Independent , o departamento de polícia da cidade relata que a criminalidade violenta nos primeiros sete meses de 2025 caiu 26% em D.C. em comparação com o ano passado, enquanto a criminalidade geral caiu cerca de 7%.