Uma mulher de 62 anos está internada em estado crítico após ser atingida por um raio enquanto se abrigava sob uma árvore durante uma tempestade em Valência, na Espanha. O incidente ocorreu por volta de 12h30 de sábado (12), próximo à Marina Real Juan Carlos I. A filha dela, de 22 anos, também ficou ferida, mas sem gravidade. A informação é do jornal britânico Mirror.
Quatro policiais prestaram reanimação no local antes de a vítima ser levada inconsciente ao hospital.
As duas são russas que vivem na região. Segundo autoridades, a filha foi derrubada do cadeiras de rodas pelo impacto do raio — ela se recuperava de uma cirurgia recente.
O caso acontece em meio a um verão marcado por extremos climáticos na Espanha, que enfrenta alternância entre ondas de calor, com temperaturas chegando a 46°C no mês passado, e chuvas intensas.
Ontem, duas pessoas desapareceram no rio Foix, em Cubelles, perto de Barcelona, após o transbordamento causado pelas chuvas. As buscas foram retomadas hoje pela manhã, mas ainda não houve resultados positivos.
A Cruz Vermelha da Catalunha reforçou as buscas, enquanto uma unidade militar de resgate foi mobilizada em Zaragoza, onde fortes tempestades provocaram alagamentos.
O primeiro-ministro Pedro Sánchez pediu que a população evite viagens desnecessárias em dez regiões do norte e oeste do país que permanecem em alerta máximo. No leste, um hospital em Villafranca del Penedès precisou ser fechado após ficar sem energia devido a alagamentos, e trens foram suspensos na Catalunha.
Na sexta-feira, foi emitido alerta vermelho na região do rio Ebro, em Tarazona (Zaragoza), após quase 100 mm de chuva caírem em uma hora — mais de três vezes o limite considerado de risco para inundações. Aproximadamente 150 passageiros passaram a noite na estação Sants, em Barcelona, devido aos problemas causados pelas tempestades.