Tostitos são recolhidos em 13 estados dos EUA

Empresa aponta troca de ingredientes que não foi especificada nas embalagens

Salgadinhos de batata chips em prateleira de supermercado
Foto: Reprodução/Wavy
Salgadinhos de batata chips em prateleira de supermercado


A Frito-Lay , empresa de  salgadinhos que produz o Tostitos , está recolhendo milhares unidades do produto dos supermercados nos  Estados Unidos devido a um alergênico não declarado nas embalagens. As informações foram obtidas pelo portal americano WAVY TV 10.

A fabricante emitiu o recall na última quarta-feira (26), após descobrir que cerca de 1.300 sacos da batata chips Tostitos Cantina , da tortilha de milho amarelo tradicional, podem conter chips de tortilha de queijo nacho, que são feitos com um ingrediente lácteo que não é declarado na embalagem .

“Pessoas com alergia ou sensibilidade grave ao leite correm o risco de uma reação alérgica séria ou com risco de vida se consumirem o produto recolhido”, afirmou a empresa através de um comunicado à imprensa.

Estados americanos afetados

O problema foi observado no Tostitos Cantina
Foto: Reprodução/Tostitos
O problema foi observado no Tostitos Cantina


Os sacos de Tostitos recolhidos foram distribuídos para diversos varejistas, incluindo supermercados, lojas de conveniência, farmácias e distribuidores de e-commerce, nos seguintes 13 estados: Alabama, Flórida, Geórgia, Illinois, Indiana, Kentucky, Mississippi, Carolina do Norte, Ohio, Carolina do Sul, Tennessee, Virgínia e Virgínia Ocidental.

Segundo a PepsiCo, empresa controladora da Frito-Lay, os chips afetados estavam à venda desde 7 de março e tinham a data de "frescor garantido" para 20 de maio de 2025. Todos os produtos recolhidos também possuíam um código de fabricação com dígitos específicos. A empresa garantiu que nenhum outro produto, sabor, tamanho ou pacote variado da Tostitos foi recolhido.


A Frito-Lay orientou aos clientes com alergia ou intolerância a leite a descartarem o produto afetado e entrarem em contato com a empresa. Um representante da empresa disse à Nexstar que os clientes afetados também podem entrar em contato com a Frito-Lay para obter indenização.

O produto foi tido como seguro para consumo aos consumidores que não tenham alergia ou intolerância à lactose.

“A menos que o consumidor tenha alergia ou sensibilidade ao leite, este produto é seguro para consumo”, diz uma declaração da Frito-Lay. Diversos produtos com a marca Tostitos também são comercializados no Brasil, incluíndo o sabor que teve problema nos EUA. A fabricação com erro não afetou as batatas chips comercializadas em território brasileiro.