
Imagens mostram o momento em que um avião comandado por um piloto "altamente qualificado" despencou e caiu durante um show aéreo na África do Sul , de acordo com o jornal americano New York Post. A exibição no evento “ West Coast Saldanha Bay Air Show ”, na cidade de Saldanha , era assistida por centenas de espectadores, no último sábado (22).
James O'Connell , um renomado piloto de testes , morreu após perder altitude repentinamente durante uma das manobras finais com a aeronave Impala Mark 1 . O registro feito por um telespectador durante o evento mostra o avião realizando manobras acrobáticas antes de mergulhar subitamente.
O piloto ainda inicia uma recuperação da atitude, mas desaparece atrás de uns galpões, em área gramada.
Veja:
Aeronave explodiu
O avião explodiu ao tocar o chão, deixando uma coluna de fumaça espessa no local. Ninguém que estava em solo ficou ferido. Segundo o NY Post, o comentarista do show aéreo, Brian Emmenis , relatou que não houve sinal de tentativa de ejeção. “A multidão ficou atrás das barreiras, completamente chocada”, acrescentou.
Os médicos encontraram os destroços do avião de guerra "em chamas", informou a diretora do West Coast Medical Rescue , Elowayne Gouws , ao News 24. O'Connell foi declarado morto no local.
A Autoridade de Aviação Civil e o Air Show South Africa estão investigando a causa do acidente. O'Connell foi lembrado como um piloto "altamente qualificado e respeitado", disseram autoridades do evento.
“Neste momento, nenhum detalhe adicional pode ser confirmado até a conclusão da investigação”, afirmou o show aéreo, em comunicado. "Os organizadores expressam suas condolências à família, amigos e colegas de O'Connell."