
Uma onda de incêndios no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, já deixou pelo menos 4 mortos e 200 feridos desde a última sexta-feira (14).
De acordo com a última atualização do Departamento de Gerenciamento de Emergências estadual, as mortes foram registradas nos condados de Lincoln, Garfield, Haskell e Pawnee.
Além disso, pelo menos 400 estruturas (como casas e comércios) foram completamente destruídos pelas chamas, tanto na área urbana quanto rural, conforme informado pelo governador Kevin Stitt nas redes sociais.
"Foi uma tempestade enorme" Stitt disse no domingo, quando revelou que pelo menos 170 mil acres do estado foram queimados e declarou emergência em 12 condados: Oklahoma, Cleveland, Creek, Dewey, Grady, Lincoln, Logan, Pawnee, Payne, Pottawatomie, Roger Mills e Stephens.
Vídeo mostra as chamas engolindo um estabelecimento
Um vídeo publicado por um norte-americano no X mostra o momento em que o fogo envolve um estabelecimento em Oklahoma. Nas imagens, é possível ver a rapidez e a força das chamas. Confira:
This is crazy! A wildfire has ravaged Stillwater Oklahoma. It shows the raw power of fire. There are four confirmed deaths and 200 injuries. Video by Jake Streck. pic.twitter.com/3bQAFqFtud
— Kevin Dahlgren 🥾 🥾 (@kevinvdahlgren) March 19, 2025
Emergência climática nos EUA
Os incêndios foram intensificados pela grande tempestade que atravessa os Estados Unidos nesta semana. O fenômeno, que levou mais de 90 tornados para nove estados, teve ventos que superaram 200 km/h, os fenômenos levaram chuva e queda de raios, conforme informado pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS, na sigla em inglês).
Até o momento, o estado de Missouri tem o maior número de mortos já registrado, com 12 fatalidades. “A escala da devastação em nosso estado é impressionante”, disse o governador Mike Kehoe em comunicado no domingo.
Nos demais estados, os tornados deixaram seis mortos no Mississipi, três no Arkansas e três no Alabama. Outras oito pessoas morreram no Kansas e quatro no Texas devido às tempestades de areia.
Na Carolina do Norte, duas crianças da mesma família morreram após a queda de uma árvore, arrancada pela tempestade, em cima de sua casa.