Coreia do Sul decreta luto de 7 dias após acidente aéreo que deixou 179 mortos

Acidente ocorreu na manhã deste domingo (29) no Aeroporto Internacional de Muan; apenas duas pessoas sobreviveram

Avião com 181 pessoas a bordo saiu da pista na Coreia do Sul, deixando pelo menos 28 mortos
Foto: Reprodução
Avião com 181 pessoas a bordo saiu da pista na Coreia do Sul, deixando pelo menos 28 mortos

O governo da Coreia do Sul decretou luto nacional de 7 dias em decorrência do acidente aéreo que deixou 179 mortos na manhã deste domingo (29) em Muan, a 300 km da capital Seul. 

“Nós estendemos nossas mais profundas condolências e simpatia às famílias enlutadas daqueles que perderam suas vidas nesta tragédia inesperada”, declarou o presidente interino, Choi Sang-mok, que assumiu o cargo nesta sexta-feira (27) após o impeachment do presidente interino Han Duck-soo.

Ao longo do período de luto, as bandeiras hasteadas em prédios do governo serão arriadas e funcionários públicos usarão fitas pretas.

O acidente, que ocorreu por volta das 9h03 locais (21h03 no Brasil), deixou apenas dois sobreviventes. O avião fazia o voo JJA-2216 entre a capital da Tailândia, Bangcoc, e Muan, no sudoeste da Coreia do Sul.

Caixas-pretas encontradas

⁠As caixas-pretas do avião já foram recuperadas, segundo as autoridades. Elas armazenam dados de voo e gravação de voz, podendo ajudar nas investigações sobre a causa do acidente.

As autoridades acreditam, a partir da análise dos vídeos divulgados, que os trens de pouso do avião não estavam desligados. No entanto, afirmam que será realizada uma investigação detalhada, usando dados de voo registrados na caixa-preta.

O trabalho de resgate, no entanto, ainda não foi concluído.