Caixas-pretas do avião que caiu no Cazaquistão serão enviadas ao Brasil

Ministério dos Transportes do Cazaquistão confirmou a informação em um comunicado após o acidente que deixou 38 mortos

Uma interferência externa foi responsável pela queda do avião, afirmou relatório preliminar
Foto: Reprodução/redes sociais
Uma interferência externa foi responsável pela queda do avião, afirmou relatório preliminar

As caixas-pretas do avião da Azerbaijan Airlines que caiu na quarta-feira no Cazaquistão , e que pode ter sido atingido por mísseis antiaéreos russos, serão enviadas ao Brasil no âmbito da investigação do acidente, informaram as autoridades cazaques neste domingo (29).

A Comissão de Investigação de Acidentes "decidiu enviar os gravadores de voo (caixas-pretas) ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos ( Cenipa ) do Brasil , que também é o país que fabrica os aviões Embraer ", informou o Ministério dos Transportes do Cazaquistão em um comunicado após o acidente que deixou 38 mortos.

Azerbaijão culpa Rússia

O presidente do Azerbaijão , Ilham Aliyev, cobrou neste domingo (29) que a Rússia assuma a culpa pela queda do avião no Cazaquistão.

O relatório preliminar aponta para uma "interferência externa e técnica" como responsável pelo ocorrido. 

Em conversa com líderes de Estado, o presidente da Rússia, Vladimir PutinPutin , confirmou a versão dada pela autoridade civil da aviação russa na sexta, de que o avião estava tentando pousar em Grozny, mas foi interrompido por um ataque de drones ucranianos, que teria causado a queda da aeronave.

A companhia ainda disse que os voos do Azerbaijão para oito cidades russas (Sochi, Mineralnye Vody, Volgogrado, Ufa, Samara, Saratov, Nizhny Novgorod e Vladikavkaz) foram suspensos "por potenciais riscos de segurança", após decisão tomada em conjunto com a Autoridade estatal de Aviação Civil do país.

Antes disso, os voos da Azerbaijan Airlines já haviam sido suspensos para outras duas cidades russas: Grozny e Makhachkala.

Aliyev também afirmou que a investigação preliminar mostra de forma "bem fundamentada" que o avião da Azerbaijan Airlines foi "danificado de fora em território russo, perto da cidade de Grozny, e praticamente perdeu o controle".

"Também sabemos que nossa aeronave foi tornada incontrolável por meio de guerra eletrônica. Este é o primeiro dano infligido ao avião. Além disso, como resultado do fogo aberto do solo, a cauda também foi severamente danificada", destacou o presidente azeri.