Queda de avião no Cazaquistão pode ter sido causada por míssil, apontam imprensa

Fontes oficiais apontaram que sobreviventes relataram ter ouvido uma explosão quando aeronave se aproximava de Grozny, na Chechênia

Foto: Divulgação/Embraer
E-190 caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão

O avião modelo E190 da Embraer que caiu, nesta quarta-feira (25), em Aktau, no Cazaquistão , pode ter sido atingido por um míssil, segundo informações divulgadas pela imprensa. O incidentes deixou ao menos 38 mortos 

De acordo com a agência Euronews, fontes oficiais ligadas às investigações apontaram que sobreviventes relataram ter ouvido uma explosão quando a aeronave se aproximava de Grozny, na Chechênia, destino final do voo. O avião, operado pela Azerbaijan Airlines, havia partido de Baku, capital do Azerbaijão.  

Mais cedo, o canal de notícias Anewz, do Azerbaijão, citou declarações de um blogueiro militar russo que sugeriu que os danos à aeronave poderiam estar relacionados a um sistema de mísseis de defesa aérea.  

As autoridades seguem investigando as causas do acidente, mas ainda não confirmaram oficialmente se houve envolvimento de armamento militar no episódio.

Segundo a imprensa, há uma tese de que o sistema de defesa aérea russo possa ter abatido a aeronave é corroborada, pois houve ataques a drones ucranianos na Chechênia na manhã desta quarta-feira.