Tiroteio em escola deixa ao menos 3 mortos e 6 feridos nos EUA; veja detalhes

Suspeito de tiroteio foi encontrado morto dentro da escola; polícia acredita em suicídio

Primeiros socorros em escola dos EUA que sofreu tiroteio
Foto: Reproducao / CNN
Primeiros socorros em escola dos EUA que sofreu tiroteio


Um tiroteio em escola dos Estados Unidos deixou ao menos três mortos e seis pessoas feridas nesta segunda-feira (16). O ataque em massa aconteceu na Abundant Life Christian School , em Madison, Wisconsin.

A polícia informou anteriormente um número maior de mortos, mas depois revisou a informação. As autoridades não têm informações sobre a identidade do atirador, mas informaram que ele usava uma pistola 9 mm.

Ele foi encontrado morto dentro do prédio, e os oficiais divulgaram que não dispararam armas, e acreditam em suicídio. Há crença, também, que o atirador era aluno da instituição.

As seis pessoas resgatadas foram levadas para o hospital, mas não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

O corpo policial chegou à escola às 10h57 do horário local (13h57 no Brasil) e "quando chegaram, encontraram várias vítimas sofrendo com feridas de bala," disseram os oficiais no local.

Números de tiroteios nos EUA

Segundo a CNN, o tiroteio na escola em Madison é pelo menos o 83º de 2024, ultrapassando 2023 como o maior número de tiroteios registrados escolas em um único ano, desde que a emissora começou a monitorar esse tipo de episódio em 2008. 

O número total de tiroteios em escolas em 2023 foi de pelo menos 82.

Polícia investiga

A polícia local faz as investigações iniciais e pediu para, quem puder, evitar a área: "Esta continua sendo uma investigação ativa e em andamento. Mais informações serão divulgadas assim que estiverem disponíveis".

Sobre a identidade das vítimas, os oficiais não divulgaram nomes para poder, antes, notificar as famílias e fazer identificações certeiras.


Shon Barnes , chefe da polícia local, disse: "Hoje é um dia bem triste. Tanto para nós quanto para todo o nosso país. Por volta das 10h57, os policias responderam a um chamado de tiroteio em escola e, quando chegaram lá, encontraram vários alunos feridos."

Ele adicionou: “Mais um chefe de polícia está dando uma entrevista coletiva para falar sobre a violência em nossa comunidade, especificamente em um dos lugares mais sagrados para mim, como alguém que ama a educação, e que tem filhos que estão na escola."

Governo e escola se posicionam

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , foi imediatamente informado sobre o tiroteio em escola dos EUA. Emilie Simons, secretária e assessora da imprensa, disse: "O presidente foi avisado o que aconteceu no tiroteio em Madison, Wisconsin. Oficiais seniores da Casa Branca estarão em contato com oficiais de Madison para ajudar como puderem."

Tony Evers, governador de Wisconsin , comentou no Twitter o incidente: "Estamos orando pelas crianças, educadores e por toda a comunidade escolar da Abundant Life enquanto aguardamos mais informações e somos gratos aos primeiros socorristas que estão trabalhando rapidamente para responder."

A própria escola também se pronunciou e pediu orações: "Compartilharemos informações conforme formos capazes. Por favor, orem por nossa Família Challenger." O colégio tem cerca de 400 alunos de todas as idades escolares.