Os advogados e professores brasileiros Ricardo Sayeg e Rodrigo Sayeg, do escritório HSLaw, foram recebidos pelo embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, na embaixada brasileira em Paris, na última sexta-feira (8).
Os dois estão em Paris para participar da "9ª Jornada Acadêmica sobre Governo Aberto e Questões Digitais", organizada pelo Instituto do Mundo e do Desenvolvimento pela Boa Governança Pública (Imodev), da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne.
O evento reúne acadêmicos de diversos países para discutir os desafios impostos pela realidade das novas tecnologias digitais à transparência dos governos.
"O processo de governo aberto busca a efetivação da transparência, o incentivo ao engajamento cidadão e a colaboração na gestão dos temas que impactam diretamente a vida das pessoas", explica Ricardo Sayeg, que é professor da PUC-SP e presidente do Instituto do Capitalismo Humanista.
Rodrigo Sayeg, que é pesquisador na Sorbonne, afirma que o debate realizado durante o evento também inclui as questões legais e éticas que permeiam o uso das novas tecnologias, sobretudo a inteligência artificial.
"A IA é uma novidade que vem para ajudar nos processos de transparência e análise de dados. Mas precisamos definir os limites legais e éticos para o uso dessa ferramenta, de modo a evitar fraudes e a disseminação de informações equivocadas", explica o professor.