Competição está acirrada, o que influencia o tempo de apuração dos resultados
AFP
Competição está acirrada, o que influencia o tempo de apuração dos resultados

Nesta terça-feira (5), a  maratona eleitoral nos Estados Unidos começa com a abertura dos primeiros locais de votação na costa leste e atravessa seis fusos horários, do Atlântico ao Pacífico.

A menos que uma inesperada onda vermelha ou azul indique um vencedor claro de imediato, existe a  possibilidade real de levar dias para definir o próximo presidente americano.

Quando sai o resultado das eleições dos EUA?

A formalização do resultado das eleições dos EUA só acontecem dezembro, devido ao  modelo de votos via Colégio Eleitoral.

Apesar disso, o resultado é divulgado assim que acaba a apuração.

A apuração, por sua vez, pode terminar tanto no dia seguinte à eleição - como ocorreu em 2016, na vitória de Trump - quanto levar dias: quando Biden venceu em 2020, o resultado só veio após cinco dias de apuração.

Além do quão acirrada está a disputa, outro fator que influencia a velocidade da apuração é a forma como os eleitores escolhem votar. Quando muitas pessoas optam por votarem pelo correio, o processo de contagem pode demorar um pouco mais.

Que horas fecham as urnas?

Veja abaixo o horário de fechamento das urnas nos 50 estados dos EUA e na capital Washington, sempre de acordo com o fuso de Brasília.

  • 21h de 5/11: Carolina do Sul, Geórgia (um dos estados-pêndulos), Indiana, Kentucky, Vermont e Virgínia;
  • 21h30: Carolina do Norte (outro estado-pêndulo), Ohio e Virgínia Ocidental;
  • 22h: Ao todo, 17 estados encerram a votação neste horário, incluindo a crucial Pensilvânia, estado mais disputado por Donald Trump e Kamala Harris. Os outros são Alabama, Connecticut, Delaware, Flórida, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Mississippi, Missouri, New Hampshire, Nova Jersey, Oklahoma, Rhode Island e Tennessee, além da capital Washington;
  • 22h30: Arkansas;
  • 23h: Mais três estados-pêndulos - Arizona, Michigan e Wisconsin - fecham as urnas, além de Colorado, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Iowa, Kansas, Louisiana, Minnesota, Nebraska, Nova York, Novo México, Texas e Wyoming;
  • 0h de 6/11: Montana, Nevada (último estado-pêndulo a concluir a votação) e Utah;
  • 1h: Califórnia, Idaho, Oregon e Washington;
  • 2h: Havaí;
  • 3h: Alasca, último estado a fechar as urnas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!