Destroços de carros permanecem submersos na água em 31 de outubro de 2024, depois de inundações repentinas terem afetado a cidade de Alfafar, na região de Valência, no leste de Espanha.
AFP
Destroços de carros permanecem submersos na água em 31 de outubro de 2024, depois de inundações repentinas terem afetado a cidade de Alfafar, na região de Valência, no leste de Espanha.

O número de mortos pelas inundações na Espanha passou dos 200, segundo a última atualização dos Serviços de Emergência da Comunidade Valenciana, realizada nesta sexta-feira (1º).

De acordo com as autoridades, 202 vítimas foram registradas somente na província de Valência, a terceira maior do país, enquanto outros três falecimentos já haviam sido contabilizados nos estados vizinhos de Castilla-La Mancha e Andaluzia.

Com o novo balanço, o número total de mortes na enchente no leste da Espanha, cuja duração foi de oito horas, chegou a 205 e ultrapassou a quantidade de vítimas registradas nas inundações que atingiram o Rio Grande do Sul, no Brasil, no início do ano (182).

Em meio à tragédia, os moradores da região enfrentam um desastre, no qual há escassez e falta de alimentos, energia elétrica e água potável.

Hoje,  governo espanhol enviou mais 500 militares aos mais de 1,2 mil envolvidos na emergência para ajudar na limpeza de ruas e no abastecimento de água e alimentos a moradores do sul de Valência, a parte mais afetada.

Ao todo, cerca de 366 mil habitantes de aproximadamente 20 municípios permanecem sem água potável, enquanto as residências de 50 mil estão sem energia elétrica.

A Agência Meteorológica do Estado (Aemet) ativou o alerta vermelho de chuva na costa da cidade espanhola de Huelva e nas regiões de Arévalo e Condado até às 15h (horário local).

As autoridades ainda pediram cautela em Huelva e alertaram os cidadãos para evitarem viagens na localidade. "Extrema cautela com a Dana em Huelva. Alerta vermelho para observação de chuva na costa de Huelva, Andévalo e Condado. Proteja-se. Evite viagens", indicou o serviço de urgência através do seu perfil na rede social X.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!