Em meio a secas e queimadas, escolas preparam alunos para enfrentarem a crise climática

Diversos países estão incorporando os problemas climáticos nos currículos educativos nacionais para formar cidadãos globalmente conscientes

Seca severa no Amazonas
Foto: Reprodução: Defesa Civil/AM
Seca severa no Amazonas

A crise climática é um dos maiores desafios da atualidade. De furacões a chuvas e secas, o mundo tem presenciado diversos eventos extremos, sendo os mais recentes deles a chegada do furacão Milton na Flórida e as queimadas registradas no Brasil . Nesse contexto, profissionais da educação de diferentes partes do mundo têm atuado para promover o engajamento dos jovens acerca do cuidado e da preservação do meio-ambiente.

Exemplos dessa iniciativa são as Escolas Premium do Grupo SEB, Pueri Domus (SP), Sphere International School (SJC/SP) e Carolina Patrício (RJ), que aplicam metodologias de ensino pensadas em preparar os alunos para se tornarem cidadãos globais, conscientes e aptos a colaborar.

"Nossos estudantes estão conscientizados e envolvidos em estudos sobre o tema e atividades práticas. Temos grupos de alunos que realizam ações como a limpeza de praias e a promoção de iniciativas educativas. Essa abordagem inicial nos enche de orgulho e representa um passo significativo", relata Hélia Sanches, Diretora Geral das Escolas Carolina Patrício.

A proposta pedagógica associa aulas teóricas com a prática, com investimentos em várias ações e projetos dentro e fora da unidade escolar, como atividades sobre a agricultura sustentável, reciclagem, observação de diferentes ecossistemas e palestras com ambientalistas — tudo para estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Currículo integrador

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!

Segundo Hélia Sanches, a metodologia busca conscientizar as crianças para não intensificarem e nem repetirem os erros cometidos pelas gerações anteriores. "Não se trata de responsabilizar as crianças pela resolução de problemas sociais, nem de eximir os governos e grandes corporações de suas responsabilidades", reforça.

Christina Sabadell, Head das Escolas Premium do Grupo SEB, afirma que integrar a educação ambiental na escola é essencial para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade do planeta. 

"Os jovens são o futuro e precisam vê-lo de forma positiva para si próprios. Dessa forma, a educação ambiental na escola é uma ferramenta poderosa para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade do planeta. Ao integrar práticas educativas e experiências práticas ao currículo escolar, é possível promover uma cultura de respeito e cuidado com o meio ambiente desde cedo", finaliza Sabadell.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso  canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .