Furacão Milton cancela 700 e atrasa 1,4 mil voos nos EUA

Com ventos de até 230 km/h, Flórida se prepara para uma nova tempestade após furacão Helene

Furacão Milton
Foto: MetSul
Furacão Milton

furacão Milton deve atingir a costa central do Golfo da Flórida nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (9), e pode ser um dos mais destrutivos dos últimos 100 anos na região. O estado se prepara para o impacto, apenas duas semanas após ser atingido pelo furacão Helene. Na terça-feira (8), mais de 700 voos foram cancelados, com 1,4 mil atrasos registrados, segundo a FlightAware. A previsão é que quase 1,6 mil voos programados para quarta-feira (9) também sejam cancelados.

Diante da aproximação do furacão, vários aeroportos da Flórida suspenderam operações até pelo menos quinta-feira (10). O Aeroporto Internacional de Orlando, um dos mais movimentados do país, encerrará atividades na quarta-feira às 8h (horário local), enquanto o Aeroporto Internacional de Tampa já havia suspendido operações na terça-feira (8).

O Portal iG está no BlueSky,  siga para acompanhar as notícias!

Mais de 350 ambulâncias e 30 veículos de transporte especial estão em atividade no estado, conforme informado pelo governador Ron DeSantis. Além disso, cerca de 8 mil membros da Guarda Nacional serão mobilizados, e 34 aeronaves de busca e salvamento estão prontas para ação.

O que aconteceu

Na terça, o Milton avançou pelo golfo do México como um furacão de categoria 4, com ventos de até 230 km/h. O Centro Nacional de Furacões (NHC) prevê que o furacão chegue à Flórida como categoria 3, mas não descarta a possibilidade de que chegue a categoria 5, podendo até se tornar um furacão inédito de categoria 6, dependendo das condições no Golfo.

O estado está se preparando para reabastecer postos de gasolina, após a fuga de centenas de milhares de pessoas da Costa do Golfo, que congestionaram rodovias e esvaziaram as bombas de gasolina e diesel.

Ao menos 11 condados, com uma população total de mais de seis milhões de pessoas, emitiram ordens de retirada obrigatórias para áreas de risco. Enquanto o Walt Disney World e o Universal Orlando continuam abertos, outros parques da Flórida fecharam as portas.

O Departamento de Saúde da Flórida anunciou a abertura de 17 abrigos para pessoas com deficiências ou condições médicas que possam precisar de suporte durante a crise. Locais adicionais serão disponibilizados ao longo de rodovias interestaduais para acomodar milhares de pessoas.

Geradores, alimentos, água e tendas estão sendo distribuídos em todo o estado, enquanto muitos moradores protegem suas casas ou planejam a evacuação. O governador DeSantis alertou: “Vocês têm tempo para sair, então, por favor, saiam.”

A região ainda se recupera dos danos causados pelo furacão Helene, que atingiu seis estados há duas semanas, causando inundações e um saldo de pelo menos 234 mortes, com os serviços de emergência trabalhando para ajudar as vítimas.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.