Irã, Israel, Palestina e Líbano: como cada país se envolveu no conflito do Oriente Médio?

O conflito pelas terras do Oriente Médio é milenar, e hoje vemos mais um capítulo da história desdobrar com envolvimento direto do Irã

uitos foguetes, disparados do Irã, são vistos de Tel Aviv, Israel, em 01 de outubro de 2024
Foto: NIR KEIDAR / ANADOLU / Anadolu via AFP
uitos foguetes, disparados do Irã, são vistos de Tel Aviv, Israel, em 01 de outubro de 2024

O conflito na Faixa de Gaza é um dos mais antigos da história. A área tem um conflito entre palestinos e judeus bem antigo: tanto Palestina quanto Israel consideram o território como parte da nação.

Mais recentemente, os atritos chamaram atenção entre Hamas e Israel. O Hamas é uma organização militar palestina. O conflito ganhou manchetes quando, em 7 de outubro de 2023, o grupo fez um ataque armado em um festival em Israel, matando diversas pessoas.

Desde então, Israel contra-ataca Hamas e, consequentemente, a Palestina. Mas a tensão escalonou e envolveu diversos países, reacendendo algumas questões antigas.

Na sequência do ataque do Hamas, o grupo libanês Hezbollah se envolveu e também começou um ataque ao Israel. O grupo também é muçulmano, e representa “simpatia” ao Hamas — assim, funciona como um apoio do Líbano à Palestina.

Em meio a esses países, há também envolvimento do Irã. Ele é outro apoiador da Palestina e tem o Hezbollah como um dos principais aliados bélicos, além de ser grande financiador do Hamas. O país é um dos mais bem armados do mundo, e adicionou um grande peso ao conflito que, inicialmente, era entre Palestina e Israel.

Durante a última semana, Israel investiu no assassinato de diversos líderes do Hezbollah. Isso aqueceu o envolvimento do Irã, que  ameaçou Israel e, finalmente, atacou a nação nesta terça, 1.

Além de territórios

É relevante entender o território antes de entender os países e nações em volta. Primeiramente, Israel e Palestina têm um conflito histórico pelo espaço, e disputam principalmente, hoje, a Faixa de Gaza . Ao norte, encontra-se o Líbano, também com acesso ao mar; Líbano e Iraque têm fronteira com Síria. Em direção ao leste, há, então, Iraque e Irã.

Embora a disputa que inflamou a mais nova onda de conflito tenha se iniciado entre Hamas e Israel em 7 de outubro de 2023, então, vemos uma questão que vai além de territórios e chega no islamismo e judaísmo.

Os países árabes formaram uma coalização e se dão apoio. Logo, Líbano (com Hezbollah) e Irã começaram a apoiar a Palestina (e Hamas) contra Israel, o que espalhou o conflito entre os países.

A disputa se concentra, no entanto, mais fortemente nos espaços entre Israel e Palestina e Líbano e Israel.

País por país

📍Irã

Irã e Hamas, da Palestina, tem grande envolvimento atual e passado. Ele apoia fortemente os grupos muçulmanos na retomada de Jerusalém, e historicamente, já chegou a bancar 25% das necessidades financeiras do Hamas.

O Irã e Israel tem um conflito claro desde 1979, quando cortaram relações, e Irã começou a apoiar a retomada palestina. Uma guerra direta entre os dois é um dos maiores temores políticos do Oriente Médio, pois o exército iraniano é o segundo maior do mundo (só perde para o Egito) e o poderio militar de Israel é enorme.

📍Líbano

O Líbano também tem um passado conturbado com Israel. Desde o início do ataque do Hamas a Israel, o grupo Hezbollah, que são extremistas, começaram também a atacar a nação israelense. O governo oficial do país, inicialmente, não queria se envolver na Guerra, mas o primeiro-ministro Nadschib Mikati fez declarações sobre o incômodo que teve com os ataques de Israel ao Hezbollah, que acabou pesando nos territórios libaneses, além de matar diversos civis.

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!

Oficialmente, então, o governo Libanês não declarou estar ativamente contra Israel, mas não está contente com o país e tampouco consegue controlar Hezbollah de atacar no território libanês.

📍Palestina

A grande questão da Palestina com Israel é a disputa territorial. As duas nações querem formar um país nas mesmas terras, consideradas sagradas tanto para os palestinos quanto para os judeus.

Mas, dentro da Palestina, há a divisão entre Cisjordânia, da autoridade Palestina, e Faixa de Gaza, do Hamas. Porém, há grande presença israelense na Cisjordânia, mas o Hamas não a aceita na Faixa de Gaza, gerando o conflito.

📍Israel

Israel é, basicamente, uma nação judaica. Ela e Palestina têm o conflito territorial na Faixa de Gaza e diversos outros pontos espalhados na chamada “Terra Sagrada.” O Estado busca adquirir a Faixa, e acaba no contra-ataque de diversos países muçulmanos, que acreditam que a área deveria ser de poderio islâmico, e não judeu.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp  e da  nossa comunidade no Facebook.

** Jornalista pelo Mackenzie e cientista social pela USP, trabalha com redação virtual desde 2015 e teve passagem em grandes redações do Brasil. Curte cultura, política e sociologia.