Biden ordena que Exército dos EUA ajude Israel e derrube mísseis iranianos

Presidente e vice Kamala Harris estão acompanhando o ataque na sala de crise da Casa Branca

Estados Unidos são aliados históricos de Israel
Foto: AFP/Arquivo
Estados Unidos são aliados históricos de Israel

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou nesta terça-feira (1º) que o seu Exército "ajude Israel a se defender" contra o ataque lançado pelo Irã e "derrube os mísseis" lançados contra esse país aliado dos EUA, informou a Casa Branca.

Biden e a vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata às eleições presidenciais de novembro, estão acompanhando o ataque na sala de crise da Casa Branca, indicou o governo americano.

O ataque

A Guarda Revolucionária Iraniana confirmou que lançou, na tarde desta terça-feira, mísseis contra Israel. De acordo com a imprensa local, foi possível ouvir explosões em Tel Aviv.

Segundo o Irã, o ataque foi uma resposta à morte dos líderes do Hezbollah, incluindo o chefe Hassan Nasrallah. "Em resposta ao martírio de Ismail Haniyeh, Hassan Nasrallah e (comandante da Guarda) Nilforoshan, visamos o coração dos territórios ocupados", disse a Guarda Revolucionária Iraniana, em comunicado.


"Se o regime sionista reagir às operações iranianas, enfrentará ataques devastadores", continua a nota.

Em discurso televisionado, o porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, disse que Israel está "totalmente preparado para defender e retaliar" o ataque iraniano, e que isso seria feito "em tempo útil".