Hezbollah escolheu neste domingo (29) um substituto para Hassan Nasrallah, líder do grupo morto por Israel no sábado, 28 . Hashem Safieddine deverá ser novo chefe.
As informações são dos jornais do Oriente Médio Haaretz e Al Arabya. Eles explicaram que al-Nahr é de Deir Qanoun al-Nahr , uma vila ao sul do Líbano , e vem de uma família tradicional com clérigos e parlamentares influentes da região.
Entre alguns familiares relevantes de Safieddine estão o próprio Nasrallah, de quem era primo, e Qassem Soleimani , que comandava as Brigadas Al Quds e morreu pelos EUA em 2020, no Iraque.
Quem é Safieddine
Safieddine é primo de Nasrallah. Ele usa um turbante preto e é clérigo, o que indicaria crença de descender diretamente do Mohammed, profeta islâmico. Ele trabalha com religião e alinha seus posicionamentos àqueles do Hezbollah, como mostrou em diversos discursos públicos.
Em evento recente, inclusive, chegou a dizer para o exército palestino que “nossa história, nossas armas e nossos foguetes estão com você,” disse ele. Desde 2017, Safieddine é classificado como terrorista pelos EUA por ameaçar Israel.